ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Faz Bem!

Professores se movem para ninguém perder encanto pela atividade física

Com aulas gratuitas e mais de 30 modalidades, você pode queimar calorias em casa e manter rotina de atividade física

Thailla Torres | 27/08/2020 07:54
Aluna durante uma das atividades de atletismo em casa. (Foto: Marcos Maluf)
Aluna durante uma das atividades de atletismo em casa. (Foto: Marcos Maluf)

Se antes da pandemia fazer a população se movimentar e inserir a prática de atividade física na rotina já era difícil, agora o desafio é maior. Educadores físicos de um projeto público, que leva uma diversidade de atividades às sete regiões de Campo Grande agora se desdobram para passar as aulas pela internet e fazer com que os alunos não abandonem as atividades, uma vez que ela continua sendo importante nesse período, principalmente para manter a saúde e o bem estar na luta contra a covid-19.

Thalita Salgado, 39 anos, é educadora física e coordenadora setorial na Funesp (Fundação Municipal de Esportes), onde é desenvolvido o projeto “Movimenta Campo Grande”, que atende crianças e adultos com atividades recreativas e esportivas em 70 locais da cidade, com mais 35 modalidades.

No total são 165 educadores, que trabalham diretamente com a população, e agora migraram para as plataformas digitais para que ninguém deixe de ter acesso as atividades físicas e muito menos deixe de praticar no quintal de casa ou até mesmo na sala.

“Desde março quando nossos parques foram fechados devido a covid-19, a instituição se organizou com a população para que continuássemos a atender, de forma reduzida, mas que de alguma forma chegássemos com todas as atividades. Alguns educadores se organizaram para atuar com lives e outros com vídeo aulas”, explica Thalita.

Assim, os coordenadores setoriais, seis no total, organizam junto aos educadores uma grade de lives e postagens de vídeos. “Para que pudéssemos monitorar, avaliar o trabalho e ao mesmo tempo oferecer uma opção de conhecer outras modalidades”.

O bacana é que todo o conteúdo é gratuito, e o que antes era oferecido presencialmente para moradores inscritos no programa, hoje tem se espalhado por famílias e pessoas que nem tinham acesso a atividade física. “Nesse novo modelo, temos conhecimento de que estamos atingindo não só os inscritos como também os familiares que têm acesso a grade de atividades online com modalidades e horários diversos”.

E, segundo Thalita, diante dos relatórios semanais sobre o alcance, eles já consideram a hipótese de continuarmos esse trabalho on-line mesmo após o retorno presencial aos parques da cidade.

“Passar por esse momento tem sido desafiador, uma vez que estamos acostumados com o contato direto com nossos alunos. Estamos reaprendendo uma nova forma de atuar, motivar e o qualificar nosso trabalho. Ao mesmo tempo com a conscientização de que esse trabalho é de extrema importância para o estado físico e emocional nesse período de distanciamento social”, enfatiza.

Quem quiser ter acesso às aulas, pode conferir pelas plataformas digitais da Funesp Instagram e YouTube, onde há publicações as segundas, quartas e sextas com vídeo aulas e informações de saúde e qualidade de vida.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias