A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Outubro de 2019

12/06/2017 06:10

Saiba como escolher uma clínica de reprodução humana assistida

Conheça os principais critérios que devem ser avaliados no momento desta importante escolha!

Informe Publicitário
Clínica de reprodução humana assistida (Foto: Divulgação)Clínica de reprodução humana assistida (Foto: Divulgação)

Quando um casal que está em busca do sonho da maternidade e da paternidade e após um ano de relações sexuais frequentes - sem usar nenhum método contraceptivo (camisinha, pílulas anticoncepcionais, etc.) - não consegue a gravidez, apresenta-se um quadro de infertilidade, que é uma dificuldade maior em ter filhos. Isto não significa que não possam tê-los, apenas que necessitarão de tratamento médico ou talvez mais tempo para que consigam alcançar este objetivo.

Para conhecimento, a chance de um casal engravidar naturalmente é baixa: cerca de 15 a 20% a cada ciclo menstrual da mulher. Em linhas gerais, um casal fértil é aquele que consegue engravidar em um período de 12 meses (um ano), através de relações sexuais frequentes.

Após este período, o recomendado é procurar uma clínica especializada em reprodução humana assistida. Entre as opções no mercado, o casal deve-se perguntar: o que é realmente importante e que deve ser avaliado no momento desta escolha? Essa decisão vai muito além de um bom atendimento. Bons resultados, uma infraestrutura técnica e uma equipe de qualidade e treinada, são fundamentais.

Dra. Suely Resende, médica ginecologista e especialista em reprodução humana assistida,conta um pouco sobre os critérios na escolha de uma clínica de reprodução.

Veja abaixo algumas perguntas que o casal deve fazer antes de tomar a decisão de iniciar um tratamento:

Dra. Suely Resende, médica ginecologista e especialista em reprodução humana assistida. (Foto: Divulgação)Dra. Suely Resende, médica ginecologista e especialista em reprodução humana assistida. (Foto: Divulgação)

Como é feita análise da saúde da mulher?

A paciente passa por consultas e exames para avaliar sua saúde e do cônjuge, antes que seja tomada alguma decisão ou realizado qualquer procedimento?

Medicamentos

As medicações escolhidas e utilizadas são de acordo com as necessidades da paciente?

Profissionais da clínica

Além do médico responsável pelo tratamento, os profissionais da clínica são capacitados através de sua formação acadêmica e atualizam-se constantemente participando de simpósios e congressos sobre reprodução humana assistida?

Laboratório

A clínica possui infraestrutura completa, inclusive com laboratório próprio no mesmo local onde é realizado o tratamento?

A clínica deve disponibilizar acompanhamento ultrassonográfico, laboratório de análises clínicas e centro cirúrgico para realizar os procedimentos com mais conforto; laboratório de Fertilização in vitro, para facilitar as futuras transferências, laboratório de andrologia para avaliação dos fatores masculinos. Também é imprescindível contar com profissionais especializados em reprodução humana assistida, como médicos, enfermeiros, psicólogos, assistente social e embriologistas.

Transferência do embrião

As transferências de embriões são realizadas em quanto tempo? Um bom parâmetro para avaliar este quesito é a seleção embrionária, a qual visa avaliar os melhores embriões, que realmente tem chance de implantar e gerar a gravidez. A estratégia em transferir embriões em D+3 (dia atual mais três dias - estágio em que o embrião atinge aproximadamente 8 células) ou em D+5 (dia atual mais cinco dias - estágio de blastocisto), depende muito da idade da paciente, bem como o número de tentativas anteriores, juntamente com a avaliação médica do caso. Sabemos que a qualidade do laboratório é extremamente importante para o cultivo prolongado do embrião, permitindo que os mesmos se auto selecionem, garantindo um melhor resultado. De preferência, solicite ao seu médico um relatório do seu caso juntamente com fotos dos seus embriões ou óvulos congelados.

Taxas de gestação

A clínica de reprodução assistida que você pesquisou publica suas taxas de gestação? Este é um dado muito importante ao se avaliar o resultado do trabalho realizado. No Fertility Campo Grande, a taxa de sucesso em 2016 foi de 55,4%: ou seja, mais da metade dos casais realizou conosco o sonho da maternidade!

Atendimento individualizado

O atendimento que você vai receber em seu tratamento deve ser individualizado, de forma a compreender e orientar cada paciente de acordo com as suas necessidades.

Qualidade

Além de um tratamento individualizado, o mesmo deve ser de qualidade, à altura do que se espera em uma clínica reconhecida, respeitada e indicada pelos seus pacientes. É essencial que a clínica esteja vinculada aos órgãos fiscalizadores, tais como ANVISA e Vigilância Sanitária, além de ter seus dados cadastrados no SisEmbrio (Sistema Nacional de Produção de Embriões). O centro de fertilização Fertility Campo Grande além ser vinculado a esses órgãos, está credenciado pela RedLara (Rede Latino Americana de Reprodução Assistida), presente em 16 países, com 184 centros credenciados, cujo o objetivo é catalogar anualmente todos os resultados das técnicas de reprodução assistida reportadas por estes centros.

Preços e Resultados

Valores muito acima ou muito abaixo da média do mercado devem ser observados com atenção. Além do investimento que será realizado, é importante ter acesso às taxas de sucesso da clínica. Quais são os resultados atingidos pela clínica de reprodução humana assistida em questão? No Fertility Campo Grande, 96,9% dos embriões apresentaram-se viáveis após a criopreservação (congelamento). As taxas de sucesso obtidas após a transferência de embriões criopreservados por ciclo transferido foram de 55,9%, com uma taxa de implantação de 46,9%.

Experiência

Todos os critérios acima têm um respaldo maior quando a clínica de reprodução humana assistida está há bastante tempo em atuação, trazendo aos seus pacientes resultados consistentes de anos de trabalho e dedicação. Em 2017, o Fertility Campo Grande completa nove anos de existência.

"Os pontos acima devem ser questionados para que o casal se sinta mais seguro em escolher a sua clínica de reprodução humana assistida. Atualmente, temos mais de 600 bebês em casa, no colo de seuspais, realizando o sonho da maternidade e da paternidade para estes homens e mulheres, que por algum motivo, não o conseguiram de forma natural. Espero que possa ajudá-los.", esclarece a Dra. Suely Resende.

Clínica de reprodução humana assistida (Foto: Divulgação)Clínica de reprodução humana assistida (Foto: Divulgação)
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.