ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Faz Bem!

Terapia em ascensão, constelação familiar dá jeito até no divórcio?

Apontada como modinha, terapeutas defendem que, na verdade, a crescente adesão ao método é característico da pós-modernidade

Danielle Valentim | 29/06/2019 13:33
Há cura diante do doloroso processo do divórcio? (Foto: Divulgação)
Há cura diante do doloroso processo do divórcio? (Foto: Divulgação)

Na busca da causa e não de culpados, a constelação familiar se coloca mais uma vez como peça chave para cura diante do processo doloroso do divórcio. Apontada como modinha, terapeutas Osvaldo Lins Viana e Cleovia Almeida de Andrade defendem que, na verdade, a crescente adesão ao método é característico da pós-modernidade.

O IAP (Instituto de Apoio Psicológico) - Constelações Familiares abriu as portas neste sábado (29) para um dia inteiro de imersão terapêutica para tratar de questões relacionadas ao divórcio. Organizado pelo terapeuta constelador e filósofo Osvaldo Liz Viana, o evento contou com apoio da professora mestra Cleovia Almeida de Andrade da UFMS (Univerdade Federal de Mato Grosso do Sul), com formação em Análise do discurso e Terapia Sistêmica familiar.

O workshop deste sábado é uma continuação à palestra de Cleovia sobre o mesmo tema há oito meses. “A palestra da Cleovia foi uma mostragem de como é o trabalho e hoje recebemos somente as pessoas que querem fazer o uso dessa terapia para a própria situação”, pontuou Osvaldo.

Terapeuta Osvaldo explica que a crescente busca por Constelação Familiar é uma característica da pós-modernidade (Foto: Danielle Valentim)
Terapeuta Osvaldo explica que a crescente busca por Constelação Familiar é uma característica da pós-modernidade (Foto: Danielle Valentim)

Mas o que é constelação familiar? Viana explica que a técnica criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger dá acesso a informações do inconsciente do paciente e possibilita superação de dificuldades pessoais.

Na prática, o método localiza bloqueios de amor na árvore genealógica dos pacientes por meio de fenômenos corporais, como dor, coceira, arrepios, frio, calor e emoções que acompanham isso.

“A técnica permite a leitura corporal e de sensações que mostram ao terapeuta e, especialmente, ao cliente quais são os amores internos que o levaram aquela à terapia, seja com o divórcio, dificuldade em manter emprego, de lidar com dinheiro ou com relações que sempre se repetem, enfim, situações que não conseguimos lidar e o consciente – a inteligência – não consegue captar a razão mais profunda. Essa razão pode ser manifesta pelo inconsciente através da relação com o sistema familiar. Tenho várias gerações que vieram antes de mim. Primeiro pai e mãe, isso é geneticamente necessário para eu exista. E psicologicamente eu não recebo nada? Recebo. Não se separam essas coisas. Então o que é que recebo? É com isso que a gente lida na constelação”, pontua Osvaldo.

Resumidamente, a constelação familiar tem o objetivo de encontrar caminhos possíveis para o equilíbrio, mesmo nos momentos mais difíceis. No divórcio, que é um processo doloroso e traumático para muitas pessoas, o método permite olhar as dinâmicas inconscientes que atuam sobre o casal.

Conforme Cleovia, a constelação vai ajudar a enxergar a verdadeira causa e não o motivo aparente. (Foto: Danielle Valentim)
Conforme Cleovia, a constelação vai ajudar a enxergar a verdadeira causa e não o motivo aparente. (Foto: Danielle Valentim)

Conforme Cleovia, a constelação vai ajudar a enxergar a verdadeira causa e não o motivo aparente. No processo, os pacientes encontram cura e não o conforto. “A dor de um processo como o divórcio impede de chegar a verdadeira causa. Por ser uma constelação sistêmica familiar a causa principal vai estar atrelada a família, origem, e crenças de origem familiar. A paciente não inicia o processo por conforto, mas por cura. Nem toda cura é confortável, a cura também pode ser um processo doloroso”, pontua.

Osvaldo esclarece que a constelação familiar não dispensa acompanhamento. “A constelação pode ser feita uma vez só, não há necessidade de fazer mais de uma vez, porém é preciso observar se com o contato feito com a cura vai ser o suficiente para reabilitar as atitudes internas e a minha história diante do que foi visto. Então é necessário um acompanhamento, como o da psicoterapia, para se adaptar a nova postura diante do que foi trazido de alívio, porque o alívio foi interno, agora, como será colocado para fora. Para muitas pessoas fica claro e, é natural que isso simplesmente funcione, mas muitas precisam de acompanhamento para olhar com ela os pontos que ainda estão fieis a postura antiga”, ressalta Osvaldo.

Na moda, não! Em ascensão - Apesar de ser considerada uma terapia nova, Cleovia ressalta que tudo que está na moda é passageiro e transitório. Viana acrescenta que a crescente busca pela Constelação Familiar é uma característica da pós-modernidade.

“A sociedade pós-moderna que tem essa característica de buscar relativizar para ser um pouco mais fiel aos sentimentos e a tudo que está acontecendo, permitiu que essas técnicas terapêuticas consideradas novas tivessem mais força. Ela se encaixa com a necessidade do homem pós-moderno, que é um homem crítico, relativista, de receitas rápidas, porém que ao mesmo tempo quer atingir a profundidade. Então, acredito que ela veio saciar essa necessidade da pós-modernidade”, finalizou.

Se você ficou interessado o IAP fica na Travessa Ninfa, 89.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias