ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Games

Campo-grandense é o maior colecionador de jogos de videogame do Brasil

Ricardo Syozi | 22/01/2018 13:24
Edson Godoy ter uma coleção com mais de 5.012 títulos completos.
Edson Godoy ter uma coleção com mais de 5.012 títulos completos.

Possuir games no Brasil não é uma tarefa fácil, imagine então ter uma coleção com mais de 5.012 títulos completos, com caixa e manual, e tudo muito bem conservado? Este é o patrimônio de Edson Godoy, 37 anos, natural de Campo Grande, pai de uma linda criança e um apaixonado por games de todos os tipos. Com este expressivo número, ele alcançou o recorde oficial do RankBrasil, algo de imenso orgulho e felicidade.

“São cerca de vinte anos colecionando, e ver esse recorde sendo batido por causa de uma paixão representa muitos objetivos alcançados, tanto no mundo do colecionismo como também no juntar os amigos para se divertir e dar risada. Sinto que esse prêmio é um atestado disso tudo”. As palavras de Godoy são ditas sempre com um sorriso, mas além disso representam muito mais do que apenas ter jogos em uma estante. Ele garante que de uma forma ou de outra se diverte com cada peça.

Tudo começou em 1998 ao abrir uma loja de games em Campo Grande. Aos poucos, ele acabava adquirindo títulos importantes para a época e, mais principalmente, peças nostálgicas de sua infância. É aquela velha história: quando somos crianças não podemos comprar os brinquedos que tanto queremos, mas quando viramos adultos, aos poucos vamos suprindo essa saudade mesclada à vontade. Hoje em dia, muitas das aquisições são feitas pela internet, mas Godoy diz que sempre que pode, realiza negociações com os amigos: “Eu sei que se o game está aos cuidados de outro colecionador, sua condição provavelmente estará melhor do que se comprada pela internet. Por isso, recentemente passei a fazer compras com maior serenidade, já que o mercado não anda favorável”.

Com um enorme carinho pelo console Atari Jaguar, o colecionador garante que a ideia de raridade é relativa, por isso os preços que muitos donos pedem alcançam valores absurdos e que dificilmente serão vendidos. “Entender a realidade é um fator de extrema importância na hora de fazer novas aquisições, deixar de pôr comida na mesa é algo que jamais faria para ter aquele joguinho que quero”, relata.

Em 2014, Godoy criou o VGDB - Video Game Data Base - o Museu Virtual Brasileiro Dos Videogames. Assim, sua coleção passou a se tornar algo ainda mais importante, pois é de seu acervo pessoal que muitas das informações são tiradas para o site. Com isso ele conseguiu juntar muitas outras pessoas para darem uma força de várias maneiras diferentes. A cada dia o VGDB vem se organizando melhor, e assim pegando o seu lugar na tarefa de preservar a história dos videogames, não apenas no Brasil, mas no mundo todo.

A sua maior intenção hoje em dia é continuar trabalhando duro para disponibilizar todo o conteúdo de sua coleção no site do VGDB. Godoy ressalta que a ajuda de amigos e familiares foi de grande valia para este objetivo, além da enorme força que a loja Mega Elétron ofereceu para oficializar este recorde que começou em Campo Grande.

Quer conferir um pouco mais da coleção do Godoy? Confira o vídeo em que ele mostra a sua coleção:

Nos siga no Google Notícias