ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Games

Cartas e estratégias fazem parte da diversão em Lightseekers para o Switch

Fábio Dedini | 12/02/2019 07:49
Os jogos de cartas colecionáveis, ou TCG (Trading Card Game), vêm em sua versão física desde o começo do século passado.
Os jogos de cartas colecionáveis, ou TCG (Trading Card Game), vêm em sua versão física desde o começo do século passado.

Os jogos de cartas colecionáveis, ou TCG (Trading Card Game), vêm em sua versão física desde o começo do século passado, alguns muito populares como Magic: The Gathering, Spellfire, Jihad, Pokémon, etc. Trata-se de um jogo de baralhos especiais e colecionáveis, onde cada carta tem seu papel específico dentro do jogo.

Nos videogames, o Magic: The Gathering também se popularizou assim como outros jogos que vieram após ele, como o famoso título da Blizzard, HearthStone, onde você monta seus baralhos e pode jogar com oponentes de Inteligência Artificial ou outros jogadores humanos. Seguindo essa linha, chega agora para Nintendo Switch, o jogo de cartas digital LightSeekers.

O que chama a atenção logo na inicialização do jogo e no primeiro contato com ele é a arte de fantasia medieval, desenhos lindos e modernos, dando clima logo de cara. Em termos de regras, o jogo é simples e você já começa fazendo tutoriais para entender as regras e a dinâmica das cartas, jogadas e turnos.

O jogo segue em sequência de turnos, cada um faz suas jogadas e passa ao jogador seguinte.
O jogo segue em sequência de turnos, cada um faz suas jogadas e passa ao jogador seguinte.

Como o título é feito para competição de 2 jogadores, no bom e velho 1 vs. 1 (ou X1 para os mais íntimos), cada jogador possui um baralho preparado e o herói de cada um é posto na “mesa”. Basicamente o objetivo é derrotar o herói do adversário, reduzindo os pontos de vida dele a zero. Cada baralho de cada jogador é de um elemento próprio (gelo, fogo, etc.).

O jogo segue em sequência de turnos, cada um faz suas jogadas e passa ao jogador seguinte. No início do turno, uma quantidade de cartas do baralho vem para “mão”, e pode ser utilizada conforme regras específicas no turno deste jogador. São vários tipos de cartas: ação (Action Cards) – que são cartas que podem fazer um efeito imediato de ataque ou defesa; Cartas de Ação Buff (Buff Action Cards) são colocadas na mesa e são cartas que vão dando efeitos conforme o tempo passa, elas possuem uma mecânica de jogo em que elas vão girando durante os turnos e em cada posição ela dá um efeito específico até que saia do jogo (sempre sinalizado na carta); Cartas de Ação de Item (Item Action Cards) equipam o herói com itens especiais que lhe proporcionam melhorias; Cartas de Combo (Combo Cards) são cartas de melhorias e ação imediata com dinâmica própria e custo de elemento mais alta para jogar.

A dinâmica do jogo é rápida e bem simples, sem regras complicadas ou muito texto para ler.
A dinâmica do jogo é rápida e bem simples, sem regras complicadas ou muito texto para ler.

A dinâmica do jogo é rápida e bem simples, sem regras complicadas ou muito texto para ler. A mecânica de girar a carta da mesa a cada turno deixa o jogo divertido e estratégico e jogar no modo portátil com tela touch proporciona uma jogabilidade muito boa. Mas nem tudo são flores, o jogo exige conexão com a internet o tempo todo e até o momento só é possível jogar no modo portátil com toque em tela, não é possível utilizar os Joy-cons. Vindo dos celulares, o game merece uma atenção especial por parte dos desenvolvedores para melhorar esses pequenos detalhes.

É um jogo para quem gosta de card games, free-to-play e com um sistema de regras bom e dinâmico. Vale a pena uma pequena visita que pode se estender por várias horas de jogatina.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. Pensou videogame, pensou VGDB. A coluna de games do Lado B tem o apoio do Expo Video Game .

É um jogo para quem gosta de card games, free-to-play e com um sistema de regras bom e dinâmico.
É um jogo para quem gosta de card games, free-to-play e com um sistema de regras bom e dinâmico.
Nos siga no Google Notícias