ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Games

Em 1983, a Pioneer flertava com os videogames com a TV SEED

Edson Godoy e Micael Xbr | 11/08/2016 13:33
Em 1983, a Pioneer flertava com os videogames com a TV SEED

Hoje abrimos mais um parêntese em nosso especial História dos Videogames para falar de um console da Pioneer. O leitor talvez esteja tendo um momento “deja vú”. De fato, recentemente falamos do LaserActive, um console criado pela Pioneer que utilizava esquema modular e possibilitava rodar jogos de Mega Drive e Turbografx-16 / PC Engine e também a utilização dos jogos em CD desses dois consoles, além de um modo que utilizava a tecnologia LD para rodar jogos exclusivos.

Para muitos a ideia era inédita. Nós mesmos acreditávamos nisso. Mas em 1983 a Pioneer no Japão fez a TV expansível SEED, que era um televisor a cores com módulos expansíveis e que poderiam ser utilizados em conjunto (dois) modificando os seus atributos de uma TV comum podendo até transformá-la numa TV Video Game.

No Japão era compatível com o primeiro console da Sega, o SG-1000. Uma das maiores vantagens do módulo é que por estar ligado diretamente no monitor da TV a imagem ficava perfeita, sem qualquer interferência, algo que naquela época era raro, devido à fragilidade da maioria das conexões que os aparelhos utilizam na época: a RF, ligados na entrada de antena da TV, sintonizados nos clássicos canais 3 e 4.

legenda: o módulo que permitia rodar jogos do SEGA SG-1000.
legenda: o módulo que permitia rodar jogos do SEGA SG-1000.
A Pioneer SEED com o módulo do SG-1000 e rodando Space Invaders.
A Pioneer SEED com o módulo do SG-1000 e rodando Space Invaders.

A Pioneer Norte Americana lançou em 1985 a sua versão da Seed, mas em vez da compatibilidade com o Sega SG-1000, ela teria um módulo para o microcomputador Atari 400. Infelizmente o módulo foi cancelado antes do lançamento devido ao crash dos videogames de 1983 nos Estados Unidos, lançando então apenas os outros módulos.

Nessa mesma época – 1983 – outra empresa lançou no Japão um projeto semelhante: o Sharp Nintendo Television no Japão. Apelidado de My computer TV C1, ele era um televisor com um Famicom/Nes embutido, que funcionava sem a necessidade de módulos. Mais tarde – 1989 – o aparelho foi lançado nos Estados Unidos com o nome de C1 NES TV.Engraçado pensar que já nessa época, se desenhava a batalha que dominaria boa parte da década de 80 e 90, entre Sega e Nintendo, pois nascidas na mesma época, essas TV’s eram concorrentes diretas.

No caso da Pioneer, pode-se dizer que o Seed, juntamente com o MSX PX-v7, um microcomputador compatível com LD’s, foram sem dúvida a base de inspiração tecnológica para o LaserActive, que viria a ser lançado em 1993. Confira abaixo os PAC’s que eram vendidos para utilização com a Pioneer SEED:

- SD-X5 [JP]- Permite assistir TV com os canais japoneses;
- SD-X7 [US] -Permite assistir TV com os canais norte-americanos;
- SD-E5 [JP/US] - Possibilita várias configurações para melhorar a qualidade de imagem das gravações, quando a TV fosse ligada a um Videocassete;
- SD-K5 [JP/US] - Sing Along Module.Transforma a TV em um karaokê;
- SD-R5 [JP/US] - Entrada para monitor RGB. Ele também tinha entradas para ser utilizado com o Pioneer MSX PX-7, LD-700 e LD-1100. Este módulo é o equivalente direto no "PAC-PC1" do LaserActive, que permitia ligação com um PC para controlar o leitor LD e superimposição de gráficos;
- Video Game Pack SD-G5 [JP] - Um módulo que permite utilizar os cartuchos de Sega SG-1000 e SC-3000 (PC da Sega semelhante a um MSX);
- Video Game Pack SD-??[ US] (não lançado) - Teria a mesma função do módulo SD-G5, mas em vez de acesso a biblioteca do SG-1000, usaria ummicrocomputador Atari 400, o caçula dos micros da Atari.

Confira abaixo alguns vídeos de jogos do SG-1000, o primeiro videogame da SEGA, que podia ser jogado através da Pioneer SEED.

A coluna de games do Lado B tem o apoio da loja Press Start localizada no Shopping Bosque dos Ipês, aqui na capital. Visite também o meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias