ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Games

Novo Metal Gear Solid supera todas as expectativas e é favorito a jogo do ano

Edson Godoy | 03/09/2015 15:12
Novo Metal Gear Solid supera todas as expectativas e é favorito a jogo do ano

Que Hideo Kojima é um dos maiores produtores de jogos, disso ninguém tem dúvida. Há quem diga que é o maior de todos. Para aqueles que torcem o nariz para essa afirmação, uma boa olhada em seu mais recente lançamento, o último feito em parceria com a Konami, pode fazer você mudar de ideia.

Metal Gear Solid V: The Phantom Pain chegou ao mercado na última terça-feira, 1º de setembro, com lançamento simultâneo para Playstation 3 e 4, Xbox 360 e One e ainda para o PC. Com a ajuda do Patrick Weiller da loja parceira de nossa coluna, a Retro Gamers, vou contar as primeiras impressões que tivemos sobre o que esperar do game.

No game você controla Big Boss, que após sofrer um acidente de helicóptero, ocorrido ao final do game Metal Gear Solid V: Ground Heroes, acorda de um coma, descobrindo que ficou nesse estado por nove anos! Para complicar, ao acordar ele precisa fugir do hospital, em meio a uma queima de arquivo que se transforma em uma verdadeira carnificina.

Detalhe: durante o jogo, se você quebrar a perna, não conseguirá mais correr; se quebrar os braços, esqueça a possibilidade de empunhar uma arma.

O game é dividido em episódios e se passa em 1984, em meio à invasão soviética ao Afeganistão. De cara, uma introdução cinematográfica espetacular, embalada com trilha de David Bowie.

As regiões e facções religiosas afegãs são retratadas com bastante fidelidade à época. Pela primeira vez na franquia, o game se passa em um enorme mundo aberto e cheio de “easter eggs”. Kojima inclusive colocou em um ponto do game um rádio onde toca a história sobre a casa do P.T. do finado game Silent Hills. Provocação à Konami? (risos).

O objetivo de Big Boss no game é reconstruir a Mother Base – um exército privado, recrutando soldados no campo de batalha. Para isso o jogador utiliza um dispositivo chamado Fullton Recovery System. De acordo com suas atitudes nos campos de batalha do game, você vai ganhando reputação, o que atrai voluntários para o seu exército, o que ajuda também no desenvolvimento de suas armas, itens, edificações e veículos.

Ou seja: procure sempre agir com heroísmo. A base de seu exército pode também ser invadida por outros jogadores, que poderão roubar seus suprimentos e soldados. Isso traz um elemento de estratégia inédito até aqui na franquia.

Como sempre o game além de muita ação, é cheio de estratégia. Em determinados momentos você precisará estudar os movimentos e a rotina dos inimigos para conseguir evoluir.

Aquelas enormes “cutscenes” de Metal Gear Solid IV não existem mais. Até mesmo as cenas de conversas de rádios, que geralmente tomavam bastante tempo, foram tiradas. Agora as conversas de rádio ocorrem durante o gameplay, tornando o game muito mais dinâmico.

Se o jogador quiser mais detalhes da história, pode ouvir longos áudios utilizando fitas cassetes que podem ser utilizadas a qualquer momento, ou até mesmo através de aplicativo de celular, já disponível para dispositivos iOS e Android.

Esse aplicativo traz também várias outras funcionalidades no jogo. Ele na verdade funciona como o dispositivo iDroid que Big Boss utiliza dentro do jogo, dando acesso a mapas, comandos do helicóptero e diversas outras funções.

Foi incrível o trabalho desenvolvido por Kojima no novo game. Ele conseguiu de forma majestosa reinventar a sua própria fórmula de sucesso, no que já está sendo considerado como um dos melhores jogos de ação já produzidos. Se você nunca jogou Metal Gear, essa é a melhor chance de entrar na saga, mesmo que não tenha gostado das versões anteriores. Se você já gostava da série, então prepara-se: com certeza terá uma das melhores experiências de sua vida gamer. O game já se encontra a venda na loja parceira Retro Gamers.

Quer saber mais sobre a série? Então confira o nosso mais novo episódio, onde falamos sobre Metal Gear Solid lançado para o primeiro Playstation, além de sua expansão (VR Missions), a versão (spin-off) para Game Boy Color e o remake Metal Gear Solid: The Twin Snakes, lançado para o Nintendo Gamecube. Não deixe de visitar meu site, o Vídeo Game Data Base.

Nos siga no Google Notícias