ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Games

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III chega hoje ao Switch

Luís Filipe | 30/06/2020 06:50
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Chega agora nesta terça-feira, 30 de junho de 2020, para o Nintendo Switch, o terceiro jogo da Saga Trails of Cold Steel, e marca o lançamento do primeiro game lançado fora dos consoles da Sony.

The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel III foi lançado originalmente para o PlayStation 4 em 2017, e agora em 2020 recebe um port para o console Híbrido da Big N. Desenvolvido pela Nihon Falcom e publicado pela NIS America, o game é um RPG com MUITA história, um gameplay complexo e envolvente que irá garantir horas de diversão.

A narrativa é uma sequência direta dos games anteriores, no próprio jogo há um “backstory” que conta de forma resumida o que aconteceu até então. No terceiro capítulo da série, o protagonista Rean Schwarzer se torna professor do Branch Campus da escola militar de Thors. Rean é um herói de guerra e o famoso Ashen Chevalier, e fica responsável por ser instrutor da Classe VII que conta com os alunos Juna Crawford, Kurt Vander e Altina Orion.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

À medida que avançamos na história ficamos sabendo do passado dos novos e dos antigos personagens, o protagonista é tão famoso que ele tenta usar artifícios para esconder sua identidade dentro da cidade. Aos poucos percebemos que o Campus Branch é como se fosse um local para pessoas comuns enquanto o campus Principal é frequentado pela elite.

Falando em elite, boa parte da história se passa por essa luta entre os nobres e comuns, além dos resquícios da Guerra Civil que aconteceu nos games anteriores. O jogo começa em prólogo, com uma invasão de uma base militar e com uma personagem misteriosa conversando com três cavaleiras, logo muda para o grupo principal e jogamos com os alunos da classe VII até o momento que encontramos duas das cavaleiras e começa uma batalha. Depois disso, aparece o personagem principal com seus amigos e quando parece que vai ter uma luta, tem a apresentação do game e uma animação como desenho japonês. Daí o jogo volta a 3 meses e vimos todos eventos que levaram a esta invasão.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Trails of Cold Steel III é dividido em capítulos, são cinco ao todo, com uma história rica e complexa onde as relações entre os personagens são levadas em conta. No jogo há um sistema de vínculos onde mostra o nível de amizade entre os diversos personagens e o nosso protagonista Rean. As relações são mostradas também durante a batalha, é engraçado como o sistema link funciona aqui e como os personagens vão melhorando os laços, algo que influencia até nas comemorações de batalha. Tudoo é focado na história, as batalhas começam a aparecer com mais frequência somente na metade do primeiro capítulo, o que pode afastar novos fãs. Um local aberto para lutar a vontade e upar os personagens somente depois de cerca de 10 horas de gameplay. Este tempo pode variar de acordo com o jogador, já o título tem muitas missões paralelas (incluindo missões escondidas) então se quer fazer o jogo 100% deve-se conversar com todos os NPCs.

Além das missões paralelas, o game possui várias mecânicas extras e que trazem mais horas de diversão. Os personagens podem cozinhar, bastando somente comprar as receitas nos shops do jogo, e cada personagem tem uma afinidade para cozinhar cada receita, que pode gerar 4 itens diferentes. Há pescaria, jogos de cartas colecionáveis, entre outras coisas.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O sistema de batalha é complexo e interessante. Temos diversos comandos:

  • Attack: forma base de atacar com sua arma
  • Crafts: São como golpes especiais que consomem CP (Craft Points), além disso existe o S-Craft que basicamente é um especial do personagem
  • Arts: São as magias que podem ser usadas, elas são separadas em categorias de Ataque e Suporte
  • Move: Serve para andar com seu personagem para se aproximar ou afastar de um inimigo
  • Order: São comandos especiais que podemos usar para diversos benefícios. Cada ordem tem uma duração e custo diferente utilizando os BP (Brave Points)
  • Swap: Aqui serve para trocar os personagens do grupo. Podemos utilizar apenas 4 na batalha, mas o grupo em diversas ocasiões pode chegar até 6 pessoas. As duas pessoas reservas podem entrar com este comando.
  • Item: Para usar os itens
  • Run: Para fugir da batalha. O legal aqui é que o jogo mostra a porcentagem de sucesso para fugir ou se você quer usar uma Smoke Grenade (onde a porcentagem é 100%)

Mas o que deixa mais interessante é que Cold Steel III tem uma batalha com robôs gigantes. A premissa aqui é bem padronizada, mas com algumas particularidades. No máximo podemos ter apenas 3 robôs em luta, porém cada um pode ter um parceiro. Este garante alguns bônus extras além de poder usar magias e alguns comandos do Robô. Aqui temos Valimar, o cavaleiro divino de Rean e os Panzer Soldats dos demais alunos.

É importante ressaltar o Arcus II que serve como uma espécie de comunicador e também pode abrigar os quartz que servem para os personagens usarem as magias (arts).

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Você começa ganhando 4 “master quartz” do seu superior, porém pode comprar mais nas lojas. Cada personagem pode equipar dois “master quartz” (sendo um principal e o outro reserva), cada um além de trazer benefícios como aumentar seus atributos podem trazer benefícios extras como aumentar o ganho de CP ou melhorar a eficiência de suas magias de cura.

No geral, podemos dividir The Legend of Heroes: Trails of Cold Steel 3 com seus pontos positivos e negativos:

Os pontos positivos do game:

  • Trilha sonora
  • Personagens extremamente cativantes
  • Bonita animação dos cenários e personagens
  • Sistema complexo e divertido de RPG Turn-Based
  • História com reviravoltas
  • Os pontos negativos do game:
  • Linearidade
  • Jogo extremamente focado na história e com muitos diálogos
  • Início maçante e com poucas lutas
  • Conclusão do jogo fica para o quarto capítulo da saga

Se você procura um game focado em história, Trails of Cold Steel III é o game perfeito para você. Fazendo todas as missões do jogo, conversando com os demais NPCs, pescando para conseguir novos quartz e melhorar seus personagens você irá tranquilamente passar das 100 horas de gameplay. Depois de um início maçante onde somos apenas apresentados aos personagens, o jogo começa a prender o jogador com sua história, carisma e um gameplay de luta único.

Conheça o Video Game Data Base, o museu virtual brasileiro dos videogames. Pensou videogame, pensou VGDB.

Nos siga no Google Notícias