ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Moda

Não é porque faz frio tão pouco tempo que é preciso usar tudo de uma vez

Paula Maciulevicius | 24/07/2013 06:54
O Lado B saiu às ruas para ver como se vestem as mulheres que só tem agora para aproveitar casacos pesados do armário. (Foto: Anny Malagolini)
O Lado B saiu às ruas para ver como se vestem as mulheres que só tem agora para aproveitar casacos pesados do armário. (Foto: Anny Malagolini)

Aberta a temporada de frio é hora de tirar tudo aquilo que você guardou o ano inteiro no armário. Quando se trata de Inverno em Campo Grande uma coisa é fato: quando ele vem, aproveita para usar aquele sobretudo e aquela bota porque depois só ano que vem e olhe lá.

Como a meteorologia surpreendeu todo mundo dessa vez, o frio prometido chegou e os casacos pesados saíram do armário. Não vou nem entrar no mérito do cheiro de guardado, por vezes com um toque de naftalina, porque teimo em acreditar que alguém ainda usa isso hoje em dia. Mas verdade seja dita e aqui fica a dica: não é porque está frio que você tem que usar tudo de uma vez.

Que jogue para o lado o primeiro xale, lenço, pashmina ou o que quiser chamar, quem nunca encontrou ou foi quem se produziu toda no Inverno só para ir à padaria. Que cada um sente o frio de um jeito isso é verdade, mas bom senso é sempre indiscutível. Se já bastou os termômetros marcaram 19 graus já tem gente saindo de casa de bota cano alto, imagina agora?

“Coloca muita roupa, fica parecendo robô e perde o movimento. Você se proteger do frio não significa sair embrulhado no edredom na rua. Você tem que pensar em materiais térmicos, o que não vai deixar que você passe frio, mas é leve. Tudo precisa ser pensado quando for comprar roupa pra frio”, ensina o produtor de moda e estilo César Annunciação.

Na avaliação dele, o campo-grandense tende mais para não querer passar frio do que se importar com o estilo. É o que mais se vê na rua, gente com três casacos, um tricô, moletom e uma jaqueta por cima e bem menos preocupação. A alternativa aí apresentada por ele é o uso de uma blusa térmica, vendida em lojas de artigos de esporte.

O menos é mais em qualquer ocasião. Salvo exceções de frio extremo, como a que vivemos desde domingo.
O menos é mais em qualquer ocasião. Salvo exceções de frio extremo, como a que vivemos desde domingo.

“Você não precisa de vários casacos e nem deixar de usar aquilo que está no guarda-roupa de Verão por conta do Inverno. Coloca um tricô e joga um sobretudo ou uma jaqueta de couro. Isso tudo precisa ser pensado. Até a calça térmica existe, é muito fina, aquece, protege e você pode vestir um jeans por cima ou um material mais fino que não vai ficar marcando”, acrescenta.

Entre os erros mais comuns cometidos por quem tenta ou não seguir as tendências ou pelo menos se sentir elegante no frio, a gafe pode estar na calça jeans justa, estilo slim ou skinni. “Na mulher ela vai até o tornozelo e às vezes está vestida de pares de meia brancos e sapatos pretos. O branco dá a sensação de ótica de próximo, então ele aumenta aquilo e ela coloca de repente um sapatinho onde mostraria o pé preto, que dá uma impressão de diminuição de volume e até de trombose”, opina Annunciação.

Outro erro apontado é o uso da cacharrel. Este eu assino embaixo sem ao menos entender de moda. É unânime ouvir que o tipo de blusa não favorece nem um pouco a mulher. O sapato volta a ser destaque quando vem com acompanhado de uma meia grossa.

O Lado B deu um giro pelas ruas e, por sorte, não encontrou quem andasse vestido como personagem que saiu dos filmes de Hollywood. A auxiliar de limpeza, Adriani Aquino, de 35 anos, foi uma das que mostrou para a equipe que o casaco é um dos mais quentes e também dos mais antigos que têm. "Aqui usamos poucas roupas de frio, por isso dura tanto", declara. No entanto, quando a necessidade bate à porta depois do frio, ela sai para fazer compras.

Depois de vê-lo trancafiado no armário durante seis anos, a podóloga, Marina Oliveira, de 53 anos, permitiu que o sobretudo pegasse um sol. “Ele estava escondido no armário há mais de seis anos”, disse. E agora com o frio intenso, o aumento na produção tende só a se acentuar. E eu sempre defendo: o menos é mais em qualquer ocasião. Salvo exceções de frio extremo, como a que vivemos desde domingo.

Nos siga no Google Notícias