ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Moda

Arlindo Grund em consultoria relâmpago de moda em Campo Grande

César Annunciação | 01/06/2012 12:36

“Pensei que seria diferente, mas não foi”, abre a conversa o design e consultor de moda César Annunciação, que assina esta matéria, depois de ser convidado pelo Lado B para comentar a passagem de Arlindo Grund por Campo Grande.

Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda.
Arlindo Grund, apresentador do Esquadrão da Moda.

Apresentador da versão brasileira do Esquadrão da Moda, o contratado do SBT falou como se estivesse no programa, não trouxe nada de diferente a quem já trabalha com o assunto. Talvez pelo objetivo do evento: uma consultoria relâmpago para fechar promoção de Dia das Mães do Shopping Campo Grande.

Com imagens na tela, manequins vestidos, uma arara cheia de roupas para compor o ambiente,acessórios para interagir com a platéia, a tarefa era mostrar que estilo tem relação com atitude, apesar dele mesmo seguir o caminho das dicas tão esperadas pelos donos de lojas, blogueiras e muitas, muitas mulheres presentes na conversa organizada pelo Shopping.

Mas nas explicações sobre os estilos, o tipo físico de cada pessoa, e “o que pode” e “o que não pode”, não existiu um julgamento agressivo, pelo contrário. Para ele, quase tudo é possível, basta equilíbrio.

Arlindo usa o termo “It Woman” para definir as mulheres com estilo. Na moda, vemos muitos “Its” para os acessórios, bolsas, calças...um pouco menos para as pessoas, o que agrega um significado contemporâneo e marca esta época.

A “adequação” é outro ponto interessante reforçado pelo stylist. É importante entendermos a faixa etária, tanto quanto o ambiente e tipo de corpo.

Uma das imagens apresentadas por Arlindo, de uma senhora, de cabelos brancos, com look muito atual, me fez entender que alguns códigos vão se evaporando, não fazem mais sentido hoje.

A mulher mais madura, consumindo tendências, usava bota de couro pesada e vestido floral até os tornozelos, linda, linda....Algo que pode parecer inconcebível, mas que o bom senso e o bom gosto transformaram.

Em sala de cinema, mulherada ouviu conselhos de Arlindo.
Em sala de cinema, mulherada ouviu conselhos de Arlindo.

Para chegar a este resultado, ele reforçou o “conheça o seu corpo”, para que a pessoa tenha consciência de quais os tipos físicos e assim faça as escolhas certas. Estimulou muito o “pensar”, o que começa pela percepção corporal. Ele recomenda olhar-se de costas, perceber a arquitetura do corpo, as proporções, como a do tornozelo em relação à coxa, os seios em relação ao ombro, por exemplo.

O tipo físico da mulher brasileira é o “pêra”, com o ombro menor em relação ao quadril. As regras de moda indicam colares e o uso de blazer, por exemplo. A saia lápis recebe um alerta, “tomar cuidado com o quadril. Ela marca, evidencia”, diz Arlindo.

Já quem tem o ombro maior, com a silhueta do tipo “nadadora”, a prescrição é o "triângulo invertido" para chamar a atenção à parte de baixo, nada de detalhes na parte de cima. A dica é abusar de frente única, amarrações no pescoço e estampas nas calças ou saias.

Quem é dona de um corpo retangular, chamada por Arlindo de “retinha , retinha”, tem de inventar curvas, marcar a cintura, o quadril e o ombro.

A mulher oval, a “fofinha”, precisa explorar as pernas, chamar atenção para o colo, estender os ombros, evidenciar as partes mais finas, como é o caso do tornozelo, pulso e pescoço.

Munidas desses conselhos básicos, as mulheres apreenderam com Arlindo como usar as cores, quais realçam mais a pele. “Faça testes, isso ajuda”, reforçou o apresentador.

Macacão e veludo, tendências reforçadas por Arlindo.
Macacão e veludo, tendências reforçadas por Arlindo.

Tendências - Sobre o Inverno 20 12, o macacão é a peça da vez, confeccionados em vários tecidos e modelagens. E o melhor, “tem macacão para todo tipo físico”, lembra Arlindo.

O metalizado, outra tendência, rendeu elogios do apresentado ao trabalho de Alexandre Herchcovitch, por ter levado o ouro (dourado) para as ruas, mas de uma forma não “perua” não “tia”, muito usual.

“Mas é importante tomarmos cuidado com o metalizado, ele tem luz, então pode ampliar”, recomenda Arlindo.

O Inverno nem começou oficialmente, mas as semanas de moda do Rio e na semana que vem a de São Paulo já apresentam o Verão 2013, que vem com muita influência Árabe, uma boa notícia para quem vive neste lado do País, carregado de cultura árabe.

Nos siga no Google Notícias