ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Sabor

Bolo de chocolate sem farinha, sai em 30 minutos e tem massa que derrete na boca

As desculpas acabaram: Seja para quem tem pouco tempo de ir para a cozinha ou pouca habilidade culinária, o Lado B trouxe um bolo de chocolate sem segredos, prático e que não leva glúten e nem lactose na massa.

Lado B | 20/01/2019 09:33
Com massa "fofa" de derreter na boca, a receita não leva leite e nem farinha de trigo (Foto: Kimberly Teodoro)
Com massa "fofa" de derreter na boca, a receita não leva leite e nem farinha de trigo (Foto: Kimberly Teodoro)

Um dos queridinhos da maioria dos brasileiros, é difícil encontrar quem não goste de bolo de chocolate, mas na hora do preparo, seja por falta de tempo ou habilidade na cozinha, ainda há quem prefira comprar a sobremesa. Por isso, o "Direto da Cozinha" de hoje é com uma dessas receitinhas clássicas e práticas, que não leva mais de 30 minutos, pra não ter desculpa na hora que bater a vontade de comer uma sobremesa gostosa.

Para a massa, você vai precisar de 100g de manteiga, 1 pitada de sal, 1 colher de sopa de fermento em pó, 6 ovos e 8 colheres de sopa de chocolate em pó, mas atenção, a qualidade do chocolate influencia diretamente no sabor do bolo. Para quem prefere a receita mais doce, é recomendado adicionar 6 colheres de sopa de açúcar. Se o caso for aquela dieta de ano novo, é possível usar chocolate 50% cacau e aproveitar a sobremesa sem culpa.

Como a receita não leva trigo, a massa fica muito parecida com a dos bolos de caneca feitos no micro-ondas (Foto: Kimberly Teodoro)
Como a receita não leva trigo, a massa fica muito parecida com a dos bolos de caneca feitos no micro-ondas (Foto: Kimberly Teodoro)

O preparo é ainda mais simples que a lista de ingredientes, comece separando a clara e a gema do ovo, reserve a gema e coloque a clara na batedeira por cerca de 8 minutos até atingir ponto de pico. Enquanto isso, derreta a manteiga em fogo baixo.

Para deixar mais fácil, usamos um recipiente de vidro feito para ir ao forno, mas é possível usar qualquer outra forma pequena para finalizar a receita. Misture a gema, o chocolate em pó, e o sal. Quando a massa ficar homogênea, acrescente a manteira e o fermento. Adicione a clara em neve por último e leve ao forno pré-aquecido a 180ºc por cerca de 30 minutos.

Como a massa fica um pouco mais cremosa e não leva farinha, a textura é muito parecida com a dos bolos de caneca feitos em micro-ondas, por isso é preciso tomar cuidado para não deixar a receita queimar.

Na nossa receita a cobertura é com Nutella e Leite Ninho, mas é opcional e também fica uma delícia só o bolo. O ideal é servir frio, com ou sem cobertura.

Manda bem em alguma coisa na hora ir para a cozinha ou também conhece uma receita fácil de fazer? Grave com o celular e envie para a gente pelo e-mail ladob@news.com.br ou pelas nossas redes sociais.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias