ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Sabor

Ceviche de melancia ou leite de tigre são sugestões para curar ressaca de festas

Thailla Torres | 26/12/2019 08:15
Ceviche de melancia é refrescante e saboroso. (Foto: Daniele Ribeiro)
Ceviche de melancia é refrescante e saboroso. (Foto: Daniele Ribeiro)

Há quem torça o nariz quando se fala na mistura da melancia com elementos salgados. Mas a fruta guarda surpresas e pode ser uma boa dica para quem quer entrar o fim de semana mais leve, depois da comilança de Natal. Por isso, o Lado B separou duas receitinhas de ceviches para dar uma forcinha na recuperação do organismo.

Um deles é o ceviche de melancia, prato que pode ser servido como entrada, salada ou acompanhando uma proteína. Mas em quantidade maior é uma refeição que também deixa qualquer um satisfeito e ainda atende o público que não consome alimentos de origem animal.

O prato é saboroso e rápido. Apesar do doce da melancia, a mistura de ingredientes deixa o sabor muito parecido com o ceviche feito com peixe.

Ingredientes

3 xícaras de melancia em cubos sem caroços
½ cebola roxa
2 limões
1 tomate pequeno
1 xícara de coentro picado
1 pimenta dedo de moça

Modo de preparo – Corte a cebola em lâminas bem finas. Coloque a cebola em um recipiente e junte o suco do limão. Deixe descansar por uns 15 minutos. Escorra parte do liquido que se formou e reserve.

Em outro recipiente coloque os cubos de melancia e as cebolas marinadas no limão. Retire a casca do tomate, retire as sementes, corte-o em cubos pequenos e junte aos demais ingredientes. Faça o mesmo com a pimenta. Pique bem o coentro e junte aos demais ingredientes. Mexa bem, tempere com azeite a gosto e sal. Sirva gelado.

Ceviche com salsa de Aji Amarillo. (Foto: Bruno Abreu)
Ceviche com salsa de Aji Amarillo. (Foto: Bruno Abreu)

O chef de cozinha campo-grandense Bruno Abreu também já perdeu as contas de quantas vezes sugeriu o ceviche feito com peixe e que traz em sua receita o “leite de tigre”, que tem a fama de curar a rebordosa pós-farra. O ingrediente é o caldo que sobra após o peixe cru ser marinado em suco cítrico.

“Seu poder reparador vem da combinação de seus ingredientes potentes que estimula o apetite e que levam à produção de endorfinas e provocam sensação de prazer”, explica.

Como o ceviche ainda não faz parte 100% do paladar campo-grandense, Bruno preparou uma receita prática e leve, um ceviche com salsa de Aji Amarillo, para ninguém sentir receio de comer uns cubinhos de peixe marinado no limao, Veja como fazer o salsa de Aji Amarillo

Ingredientes

4 pimentões amarelo
1 cebola
5 dentes de alho grande
1 litro e meio de oleo
Sal e Noz moscado a gosto

Modo de preparo - Descasque a cebola, o alho e retire as sementes dos pimentões. Corte tudo grosseiramente e coloque tudo em uma panela com o óleo em fogo baixo por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam macias.
Depois, coloque os pimentões, a cebola e o alho já macio em um liquidificador e utilize somente a quantidade suficiente de óleo para bater tudo e obter uma textura cremosa. Adicione a noz moscada e o sal e bata mais um pouco.

Agora confira a receita do ceviche:

Ingredientes

1 kg de peixe (filé de tilápia ou piranha)
3 pimentas dedo de moça
3 cebolas roxa
1 copo de suco de limão tahiti
Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo: Corte os peixes em cubos e adicione o suco de limão e o sal. (Nesse momento o peixe vai cozinhar sob o ácido do limão e vai soltar o seu próprio líquido sob o efeito da desidratação do sal, este líquido também pode ser chamado de leite de tigre).

Adicione a pimenta dedo de moça picada sem as sementes com algumas pedrinhas de gelo.

Corte a cebola em fatias bem finas e coloque em água com gelo por 15 minutos aproximadamente (isso se chama cristalizar a cebola. Faz com que ela fique mais suave e crocante). Adicione a cebola junto ao peixe.

Em seguida adicione a salsa de Aji amarillo (o quanto quiser) que irá se unir ao líquido (leite de tigre). “E formará um sabor perfeito e saudável também”, garante o chef. Finalize com o coentro e algo crocante (normalmente utilizamos chips de batata ou de banana, pipoca, milho frito e mandioca ou batata cozida).

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias