A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Novembro de 2019

29/10/2019 09:16

Com massa de manteiga e mel, alfajor argentino ganha versão com tereré

Assinada pelo chefe Alex Fiuza, a opção de sobremesa se aventura em um mix regional e refrescante.

Danielle Valentim
Sobremesa é assinada pelo chefe Alex Fiuza. (Foto: Kísie Ainoã)Sobremesa é assinada pelo chefe Alex Fiuza. (Foto: Kísie Ainoã)
Alfajor de tereré pção é servida para clientes do Hotel Deville Prime, em Campo Grande.(Foto: Kísie Ainoã)Alfajor de tereré pção é servida para clientes do Hotel Deville Prime, em Campo Grande.(Foto: Kísie Ainoã)

O tradicional alfajor da Argentina acaba de ganhar uma versão bem sul-mato-grossense. Assinada pelo chef Alex Fiuza, a opção de sobremesa se aventura em um mix regional e refrescante. Para deixar o sabor com toque sul-mato-grossense, ele recorreu à erva de tereré.

Gaúcho de Canoas (RS), o chef está em Campo Grande há três anos e se inspirou na demanda de turistas que pediam para provar algo mais regional. A opção é servida para clientes do Hotel Deville Prime. No menu, o chef adaptou ainda GrandGateau, com castanha baru e criou o pudim de erva mate.

Veja a receita do alfajor com tereré:

Ingredientes
40 gramas de manteiga
100 gramas de farinha de trigo
1 ovo
30 gramas de açúcar
12 gramas de mel
4 gramas de fermento em pó
5 ml de essência de baunilha
80 gramas de chocolate branco
corante verde
60 gramas de erva mate de tereré
80 gramas de leite condensado
40 ml leite

Modo de preparo
Em uma batedeira bata a manteiga, o açúcar, ovo e reserve. Em uma vasilha a parte misture o trigo, o mel, o fermento em pó e a essência de baunilha. Em seguida junte as duas misturas e trabalhe a massa até ela ficar lisa e macia. Deixe descansar por 30 minutos.

Coloque a massa entre dois plásticos filme e abra com um rolo até uma espessura de 0,5 centímetros. Com um cortador próprio ou copo americano recorte os círculos e coloque-os em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com trigo.

Em um forno pré-aquecido na temperatura de 180°C deixe assar entre 8 e 10 minutos ou até dourar. Retire do forno e deixe esfriar.

Creme e montagem
Ferva o leite com erva mate, reserve por meia hora e depois coe. Coloque na panela o leite condensado, a manteiga e o leite fervido com a erva. Mexa até obter o ponto de brigadeiro.

No banho maria, derreta o chocolate branco e tinja com o corante verde. Recheie os alfajores com o recheio de erva mate de tereré e depois banhe com o chocolate.

Reserve os alfajores num mármore ou superfície de silicone espere endurecer e bom apetite!

Tem algum prato que faz sucesso no trabalho ou na família? Mande para o "Direto da Cozinha". É só filmar com o celular mesmo, enviar as imagens com a lista de ingredientes e o modo de fazer por escrito, para a gente editar e compartilhar.

Envie as imagens para ladob@news.com.br, whatsapp (67) 9 9955-2040 ou pelo Facebook.

Confira o vídeo:

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.