ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Em blog só sobre o tereré, publicitário divulga de sorvete ao narguile com erva

Elverson Cardozo | 18/06/2014 06:34
Gabriel criou o blog há 8 meses e recebe visitas de vários estados. (Foto: Arquivo Pessoal)
Gabriel criou o blog há 8 meses e recebe visitas de vários estados. (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabriel Ferraciolli Soares é sul-mato-grossense de carteirinha. Nascido e criado em Campo Grande, o publicitário de 24 anos nunca dispensou um bom tereré. Gosta tanto da bebida que criou o Blog do Teras, página onde é possível encontrar de dicas sobre marcas de ervas a receitas pouco comuns.

O sorvete de Tereré, por exemplo, desenvolvido pelo culinarista Gustavo Helney, é uma delas. A receita leva, além do ingrediente principal, açúcar e essência. Tem, ainda, o bolo e até tereré com narguilé. “São coisas malucas que o pessoal fica inventando e eu procuro passar para frente, conta.

O foco principal é a bebida tradicional, mas também há espaço para as variações que levam menta, abacaxi hortelã e limão. A lista abrange, ainda, os “coadjuvantes”: chimacoco e matecoco, por exemplo.

Entre as dicas, formas de gelo criativa, tereré com sopa paraguaia, pão de queijo, bomba com pedras decorativas, sabonete e até shampoo de erva doce. O publicitário publica reportagens, entrevistas com especialistas, músicas relacionadas ao tema e divulga monumentos e locais, como o Museu da Erva Mate, em Ponta Porã.

A ideia de criar um blog sobre o assunto surgiu, na verdade, do interesse dos amigos que sempre o procuravam para tirar dúvidas a respeito da bebida. Gabriel resolveu, então, reunir as informações que tinha, pesquisar, se aprofundar no assunto para divulgar a tradição a um público maior.

Blog do Teras reúne receitas, reviews, dicas, histórias e reportagens sobre o tema. (Foto: Arquivo Pessoal)
Blog do Teras reúne receitas, reviews, dicas, histórias e reportagens sobre o tema. (Foto: Arquivo Pessoal)

Retorno - O Blog do Teras está há 8 meses no ar e recebe pelo menos 3 mil visitas mensais. No mês passado, foram 4.994 mil. A maioria dos acessos são de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, mas tem gente do Paraná, Rondônia, Amazonas e Rio de Janeiro.

“Tem bastante do Paraguai também. O engraçado é que tem cidade que eu nem imaginava que o povo tomava tereré”, comenta.

O post mais procurado, segundo o blogueiro, é o que fala sobre os benefícios e malefícios do do tereré. “A erva-mate tereré em sua composição tem a presença de cafeína, sais minerais, vitaminas A, B1, B2, C e E, lipídeos, proteínas entre outros. Podemos associar seu consumo ao estímulo da atividade física e mental, estímulo a circulação e tonifica o sistema nervoso”, diz parte do texto.

Gabriel esclarece dúvidas comuns e recebe muitas perguntas curiosas. “Querem saber se dá insonia, se é recomendável antes ou depois do almoço e se faz mal com carne de porco, que é uma lenda. Já pesquisei para responder, mas nunca li sobre contraindicação. Também perguntam se emagrece”, relata.

O público, prossegue, é dividido entre os que buscam informações no blog e os que gostam da tradição, mas gostam mesmo é de mandar fotos com a guampa e a bomba na mão.

Nos siga no Google Notícias