ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 24º

Sabor

Em cafeteria, dona aposta na paixão pela coxinha e torta Saint Honoré

No Jardim dos Estados, espaço faz desde básico pão na chapa ao croissant recheado de banoffe

Por Jéssica Fernandes | 22/02/2024 06:36
Esfihas tem recheios variados, como calabresa, gorgonzola e marguerita. (Foto: Arquivo Pessoal)
Esfihas tem recheios variados, como calabresa, gorgonzola e marguerita. (Foto: Arquivo Pessoal)

Fatias de bolo, croissant recheado, quiche de bacon, esfirra caprese e mix de bebidas geladas. No Bairro Jardim dos Estados, Tainá Santana Vicentini Pereira, de 30 anos, abriu um espaço que promete fazer a cabeça de quem gosta de cafeterias.

Inaugurada em dezembro, a Dona Baunilha Doceria traz variedade de pratos salgados e sobremesas. Na Rua Euclides da Cunha, a fachada roxa do empreendimento só não chama mais atenção que a vitrine ‘recheada’ de tortas banoffee, tiramisu, cookies, eclair de chocolate, esfihas e coxinhas de carne de costela.

Natural do interior de São Paulo, a empresária vive há dois anos em Campo Grande. A cafeteria, segundo Tainá, vem para suprir a saudade de encontrar lugares para fazer uma boa refeição aos sábados e domingos sem recorrer ao shopping.

Torta de saint-honoré é uma das sobremesas clássicas da cafeteria. (Foto: Arquivo Pessoal)
Torta de saint-honoré é uma das sobremesas clássicas da cafeteria. (Foto: Arquivo Pessoal)

“Por mais que sejamos de Barretos, lá tem uma cultura de abrir coisas no final de semana. Quando eu e meu marido chegamos aqui sentimos falta disso. Essa franquia começou na minha cidade, eu frequentava e  gostava”, afirma.

Com experiência na área de administração e finanças, Tainá uniu o útil ao agradável para investir no negócio. “Em São Paulo tenho escritório com minha mãe, mas desde que vim pra cá estava trabalhando com outras coisas. Sempre foi uma vontade mexer com essa parte porque gosto de cozinhar”, comenta.

A unidade em Campo Grande é a primeira da marca no Estado e fora de São Paulo. Entre os principais diferenciais da cafeteria, a empresária cita o horário flexível e os produtos. No caso, o lugar abre de domingo a domingo e os pratos servidos são todos feitos no dia independente de ser doce ou salgado.

Menu tem croissant com Nutella, morango e shakes doces. (Foto: Arquivo Pessoal)
Menu tem croissant com Nutella, morango e shakes doces. (Foto: Arquivo Pessoal)

O menu é baseado em receitas originais e releituras da criadora da empresa, Roberta Khatib. Um dos queridinhos do cardápio, conforme Tainá, são as esfihas de recheios variados. Calabresa, gorgonzola, marguerita, alho poró com peito de peru, catupiry e bacon, brócolis, carne e caprese são os sabores oferecidos.

Outra ótima pedida é o croissant feito no estilo tradicional com manteiga, recheado com peito de peru, Nutella e morango e até banoffee. Pratos típicos de cafeterias também tem espaço no cardápio, sendo algumas das opções ovos mexidos, pão na chapa, queijo quente, misto-quente e pão de queijo.

De sobremesa, o público encontra fatia de bolo red velvet, tortinhas de morango, pudim, mil folhas, choux cream e a torta saint honoré que é um clássico da confeitaria francesa. Os exemplos resumem o leque de opções doces, que passam de 15. Para acompanhar, a casa serve bebidas quentes como o tradicional expresso duplo e shakes gelados bem doces.

Coxinha de costela é uma das receitas de sucesso da casa. (Foto: Arquivo Pessoal)
Coxinha de costela é uma das receitas de sucesso da casa. (Foto: Arquivo Pessoal)

A Dona Baunilha está localizada na Rua Euclides da Cunha, 176, Bairro Jardim dos Estados. O horário de funcionamento é de segunda-feira a domingo, das 8h às 20h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias