ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Era difícil comer um éclair bom na cidade, até encontrar a loja da Lícia

Preenchido por cremes sedosos, o doce francês é daqueles que você até suspira quando come um saboroso

Por Thailla Torres | 23/01/2024 09:17
Loja no Chácara Cachoeira tem uma variedade de éclair, o doce francês.
Loja no Chácara Cachoeira tem uma variedade de éclair, o doce francês.

Uma portinha na Rua Marcino dos Santos revela uma vitrine cheia de éclair. Depois da primeira mordida, surge até um suspiro fundo de olhos fechados. A cada degustação, dá para esquecer que um dia encarou aquelas bombas de chocolate visualmente deformadas nas padarias, cuja principal característica era o chocolate que mais parecia uma mistura de gordura hidrogenada do que um legítimo deleite. Graças à determinação e paixão de Lícia Kominato, de 38 anos, agora podemos saborear éclair de verdade em uma loja situada no bairro Chácara Cachoeira.

Lícia, desde sempre, teve uma conexão profunda com a confeitaria. “Sempre gostei de comer doce e fazer. Via referências e tentava reproduzir, levava a sobremesa nos almoços de família”, compartilha ela. No entanto, foi apenas em 2019 que sua relação com a confeitaria se tornou profissional, quando decidiu fundar a loja Madame Choux. Especializada em doces à base de massa choux, a loja virou nos últimos anos endereço predileto de quem gosta de uma sobremesa bem feita.

Lícia, desde sempre, teve uma conexão profunda com a confeitaria. (Foto: Alex Machado)
Lícia, desde sempre, teve uma conexão profunda com a confeitaria. (Foto: Alex Machado)

A massa choux, famosa pela versatilidade nas receitas, é a base dos éclairs feitos por Lícia. Trata-se de uma receita francesa que, apesar de aparentemente simples por envolver poucos ingredientes, exige habilidade e técnica para atingir a perfeição.

Movida por sua paixão pelo éclair, Lícia lembra que até alterou o roteiro de sua lua de mel para participar de um curso específico sobre o doce na renomada Le Cordon Bleu em Paris, em abril de 2019.

“Eu estava planejando a lua de mel, eu sabia que teria esse curso específico de éclair na Le Cordon Bleu em Paris, então eu mudei o roteiro da lua de mel só para estar na data do curso”, revela Lícia. Essa decisão marcou o início da jornada que transformou a amante de éclairs em uma confeiteira profissional.

O éclair destaca-se por ingredientes mais refinados e uma aparência mais delicada. (Foto: Alex Machado)
O éclair destaca-se por ingredientes mais refinados e uma aparência mais delicada. (Foto: Alex Machado)
Choux cream é outra opção saborosa na loja. (Foto: Alex Machado)
Choux cream é outra opção saborosa na loja. (Foto: Alex Machado)

O ano de 2020 trouxe desafios inesperados, mas também oportunidades. Com a explosão do delivery durante a pandemia de covid-19, a loja conquistou a freguesia e, em 2022, a loja física tornou-se uma necessidade para Lícia.

Quem não conhece a receita questiona se ali vende “bombas”, gentilmente ela explica as diferenças, uma delas, atribuída à qualidade. Ambos são feitos com a mesma massa, recheados e cobertos, mas o éclair destaca-se por ingredientes mais refinados e uma aparência mais delicada. "O éclair é para ser mais delicado porque tem técnicas diferentes. A massa também é diferente da massa da bomba de padaria", explica Lícia.

Além dos éclairs, a loja expandiu seu cardápio para incluir o petit choux e o choux cream. O petit choux, uma criação original, é inspirado em uma sobremesa francesa e traz uma camada adicional de massa para proporcionar crocância e um visual diferenciado. Já o choux cream, muito popular no Japão, foi aprimorado por Lícia após um curso na Liberdade, em São Paulo.

Apesar de ter um espaço físico compacto, a loja é bem decorada, e os doces, saborosos. Mesmo que fosse apenas um cubículo, o lugar valeria a visita apenas pela experiência de sabores.

A loja funciona de quarta à sexta das 13h às 18h, sábado das 12h às 17h na Rua Marcino dos Santos, 499, Chácara Cachoeira.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias