ACOMPANHE-NOS    
MARÇO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 26º

Sabor

Focaccia fácil de fazer não precisa de sova, só algumas horas na geladeira

Receita super simples ensina uma focaccia vegetariana perfeita na hora do café da manhã ou aquele lanchinho da tarde

Por Thailla Torres | 25/01/2021 08:32
Foccacia com abobrinha feito pela chef Laís Lunardon (Foto: Arquivo Pessoal)
Foccacia com abobrinha feito pela chef Laís Lunardon (Foto: Arquivo Pessoal)

Nas redes sociais, a empresária, chef de cozinha e consultora de gastronomia vegetariana Laís Lunardon costuma compartilhar receitas para uma “segunda-feira sem carne”, com pratos que agradam os paladares dos mais diferentes tipos, principalmente os veganos.

Para quem não conhece, o movimento “segunda sem carne” incentiva a retirada de ingredientes de origem animal (carnes, leites, ovos, mel) em pratos do dia, para assim apresentar novas possibilidades de alimentos. Hoje, Laís ensina uma focaccia que não precisa de sova, apenas algumas horas na geladeira.

Confira a receita:

Ingredientes:

  • 450g de farinha de trigo
  • ½ colher de chá de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de sal
  • 240ml de água morna (não pode estar quente pois mata o fermento)
  • 2 colheres de sopa de azeite (que também servirá para untar a vasilha de crescimento da massa)

Modo de preparo – Misture a farinha, o fermento e o sal. Acrescente a água e o e azeite até formar uma massa uniforme. A massa fica grudenta, por isso é indicado mexer com uma espátula de madeira.

Em seguida, unte com azeite uma tigela grande onde a massa possa dobrar de tamanho. Coloque e besunte toda ela com azeite. Tampe com um pano ou cubra com filme plástico e deixe fermentando por no mínimo 8 horas na geladeira. O máximo que pode ficar é até 24 horas.

Regue uma assadeira antiaderente com azeite e espalhe a massa. Não precisa ficar regular e nem cobrir todo o fundo. A massa ainda vai crescer. Deixe descansar coberta com um pano por cerca de 30 minutos. Enquanto isso, aqueça o forno em temperatura média. Antes de acrescentar a cobertura, aperte a massa com as pontas dos dedos para formar as ondulações tradicionais de uma focaccia.

Sabores – Para a cobertura basta criatividade. Laís usou abobrinha, alecrim e flor de sal – que inclusive caem nas "ondinhas" desse prato italiano, dando aquele gostinho mais salgado tradicional. Outra sugestão é também a foccacia com tomatinho cereja e manjericão,  com abobrinha e alcaparras ou então molho pesto.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário