A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 17 de Agosto de 2018

30/12/2016 06:20

Junte Jack Daniels ao maracujá e mais 6 drinques fáceis para fazer na virada

Paula Maciulevicius
Receitas práticas que vão salvar o seu Ano Novo, ensinadas por quem sabe fazer. (Foto: Fernando Antunes)Receitas práticas que vão salvar o seu Ano Novo, ensinadas por quem sabe fazer. (Foto: Fernando Antunes)

Espumante, Jack Daniels, tequila, rum, vermute adocicado e frutas fáceis de encontrar. Em poucos minutos, seu Ano Novo pode ganhar outra cara e sabor. O Lado B foi atrás de receitas práticas de drinques para animar o Réveillon. 

"Bebida é o que não pode faltar", afirma o proprietário do Henkks Bar, Renato Henkin Coelho Netto. Nossa primeira parada é o quiosque deles lá no Manga Park. Na brincadeira, Renato explica que não é só a bebida que faz o Ano Novo e sim a positividade de quem está presente com a gente na contagem regressiva.

Do cardápio, ele preparou três coquetéis para todos os gostos usando de rum à tequila e Jack Daniels.  

Henkks: refrescante, drinque é feito com melancia e hortelã. (Foto: Fernando Antunes)Henkks: refrescante, drinque é feito com melancia e hortelã. (Foto: Fernando Antunes)

Henkks

Ingredientes: Melancia, limão, hortelã, rum e gelo.

Massere na coqueteleira as folhinhas de hortelã, depois acrescente meio limão espremido e quatro cubinhos de melancia.

Massere todos os ingredientes, coloque gelo (de quatro a cinco), uma dose de rum* e bata tudo na coqueteleira.

(Como calcular uma dose: conte pausadamente 1001, 1002, 1003 e 1004).

MaracuJack

Ingredientes: Maracujá, Jack Daniels, açúcar demerara e gelo. 

Massere na coqueleteira, um maracujá cortado ao meio, duas colheres de sopa de açúcar demerara - aquele orgânico. Acrescente de quatro a cinco cubos de gelo, uma dose de Jack Daniel e bata tudo na coqueteleira. O açúcar orgânico é usado para não modificar o sabor do maracujá, mas cumprir seu papel de dar uma leve adocicada. 

Diferente, drinque do Henkks Bar é a aposta para 2017 começar com o pé direito: maracujá e Jack Daniels. (Foto: Fernando Antunes)Diferente, drinque do Henkks Bar é a aposta para 2017 começar com o pé direito: maracujá e Jack Daniels. (Foto: Fernando Antunes)
Frozen e tequila é o que fazem o drinque ficar bonito assim e forte também. (Foto: Fernando Antunes)Frozen e tequila é o que fazem o drinque ficar bonito assim e forte também. (Foto: Fernando Antunes)

Margarita Frozen

Ingredientes: Tequila, limão, gelo, açúcar e licor de groselha ou grenadine (licor de frutas vermelhas).

Bata no liquidificador uma espátula de gelo com uma dose de tequila e uma de limão (um limão espremido) até ficar na textura de frozen mesmo.

Num prato, separe um pouco de limão espremido e no outro, açúcar, para montar a borda da taça.

Primeiro mergulhe o copo no limão, para depois colocar no açúcar. É aconselhável fazer, por conta do verão, com uma taça gelada.

Depois coloque o frozen e adicione até pegar cor o licor de groselha ou de frutas vermelhas. 

Para fazer a borda, mergulhe o copo no limãoPara fazer a borda, mergulhe o copo no limão
E em seguida passe no açúcar. E em seguida passe no açúcar.

Para uma festa um pouco mais sofisticada, as sugestões vem da Equipe Le Bar. Proprietário, Said Bittar ensina três drinques: Cléricot, Bossa Nova e Royal Mojito.

Laranja, morango, pêssego, carambola, uva e pêra podem entrar no Cléricot. (Foto: Fernando Antunes)Laranja, morango, pêssego, carambola, uva e pêra podem entrar no Cléricot. (Foto: Fernando Antunes)
Drinque fica ainda mais valorizado se for colocado à vontade, para os convidados. (Foto: Fernando Antunes)Drinque fica ainda mais valorizado se for colocado à vontade, para os convidados. (Foto: Fernando Antunes)
Servido na taça. (Foto: Fernando Antunes)Servido na taça. (Foto: Fernando Antunes)

 

Cléricot

A vantagem do Cléricot é fazê-lo e deixar para que os convidados se sirvam à vontade. Em um recipiente que também serve para decorar a mesa, você vai precisar dos seguintes ingredientes: xarope de grenadine ou groselha, vermute branco, uma laranja inteira cortada em meias-fatias, duas carambolas, fios de casca de laranja, 150g de uva, 1 1/2 pêssego, oito morangos, uma garrafa de espumante semi-séc e gelo.

Como fazer: Para duas doses de grenadine ou groselha, coloque uma dose de vermute branco. Adicione as frutas e uma garrafa de espumante. Finalize com gelo e mexa suavemente. A quantidade serve em média 10 pessoas. "Apesar de ser uma garrafa, é preciso levar em consideração o gelo e as frutas. Tudo isso vai dar volume", explica Said.

O tempo de duração também deve ser levado em conta, já que o espumante pode perder o gás. Em substituição, Said aconselha usar vinho branco do tipo Chardonnay. "O ideal é você servir 15, 20 minutos antes dos seus convidados chegarem", alerta.

Bossa Nova reúne uva, vodka e água de coco. (Foto: Fernando Antunes)Bossa Nova reúne uva, vodka e água de coco. (Foto: Fernando Antunes)

Bossa Nova

Bem brasileiro, este drinque leva: 12 uvas verdes sem semente, uma colher de chá e meia de açúcar, água de coco, vodka e gelo.

Como fazer: em um copo longo, adicione a uva e o açúcar e macere, em seguida adicione uma dose de vodka e gelo.

"Quanto mais gelo melhor, o seu drinque precisa estar gelado do começo ao fim", explica.

Por fim, complete o copo com a água de coco e mexa devagar.

Aproveite a hortelã do Mojito para decorar taça. (Foto: Fernando Antunes)Aproveite a hortelã do Mojito para decorar taça. (Foto: Fernando Antunes)

Royal Mojito

A diferença dele está na troca de ingredientes. No lugar da água com gás ou soda, entra o espumante e do rum, a vodka.

Ingredientes: hortelã, vodka, espumante, limão e açúcar.

Como fazer: Comece pelo limão. Corte a fruta e retire a parte branca, que é onde está o mais amargo do limão. Adicione uma colher de sopa de açúcar e macere com cuidado, sem espremer a casca, em seguida coloque a hortelã.

"Tente usar as folhinhas de baixo para decorar com as de cima", detalha Said. Coloque uma dose de vodka, gelo e complete com espumante. Finalize o drinque com gelo triturado.

Licor de cassis é o que dá graça ao drinque Kir Royal. (Foto: Fernando Antunes)Licor de cassis é o que dá graça ao drinque Kir Royal. (Foto: Fernando Antunes)
Coquetel é finalizado com espumante. (Foto: Fernando Antunes)Coquetel é finalizado com espumante. (Foto: Fernando Antunes)

E para encerrar as dicas, as opções que mais saem nas festas de fim de ano são as regadas a espumante. Leandro Eufigênio, da Malibu Bartenders, é quem ensina:

Kir Royal

Ingredientes: espumante pró-seco, licor de creme de cassis e cereja. 

Como fazer: Em uma taça de espumante, coloque 25ml de licor de cassis e complete lentamente com 80ml do espumante. Finalize o drinque com cerejas.

Curta o Lado B no Facebook.

 



imagem transparente

Classificados


Copyright © 2018 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.