ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

MS terá roteiro para turista conhecer Pantanal através da comida

Ideia é mostrar gastronomia influenciada pela proximidade com as fronteiras do Paraguai e Bolívia

Por Thailla Torres | 29/07/2022 09:17
Paulo Machado propôs um roteiro, que prima pelos traços culturais da cozinha sul-matogrossense.
Paulo Machado propôs um roteiro, que prima pelos traços culturais da cozinha sul-matogrossense.

Para atender o turista sedento por produtos de experiência, em especial àqueles que unem gastronomia com os atrativos de belezas naturais, o chef Paulo Machado propôs um roteiro, que prima pelos traços culturais da cozinha sul-mato-grossense, tradição de sabores caipiras, regionais e influenciados pela proximidade com as fronteiras do Paraguai e Bolívia.

O itinerário, pensado e desenvolvido junto com a jornalista gaúcha Tati Feldens e o chef sergipano Moacir Sobral, com o apoio do Sebrae e da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) será lançado em dezembro de 2022 e poderá ser realizado por turistas que buscam se aventurar pelo Pantanal conhecendo a fundo as características gastronômicas de importantes regiões, especialmente de Miranda, Aquidauana, Nhecolândia e Corumbá.

Macarrão de comitiva com ovo frito.
Macarrão de comitiva com ovo frito.

Por enquanto, o chef sul-mato-grossense realiza com a equipe visitas técnicas, entre os dias 22 de julho e 14 de agosto, em estabelecimentos ministrando treinamentos e aulas-show.

“A rota vem para propor uma imersão nos rituais de alimentação em dez empreendimentos típicos do Pantanal, através da convivência com a população local e da descoberta de suas relações com ingredientes e técnicas culinárias”, antecipa Paulo Machado.

O objetivo, acrescenta, é resgatar, preservar e dinamizar a cultura gastronômica do Estado, unindo o turismo de experiência focado na vivência individual de cada um através de pequenas oficinas culinárias, numa forma de diversificar a viagem.

Ao todo serão10 estabelecimentos, e cada um vai preparar uma receita especial que fará parte do roteiros. Entre as receitas tem Mini Torre Pantaneira (camada de carne oreada, coalhada seca, chips de banana da terra e paçoca pantaneira), macarrão de comitiva, filé de pintado com creme de cumbaru, queijo e doce de leite de búfala, caldo de piranha, sopa paraguaia, requeijão de corte, paçoca de carne de sol com banana da terra e sarrabulho.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias