ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Sabor

Nutricionista usa Shimeji para matar vontade doida por camarãozinho na moranga

Ela ensina a fazer o prato e diz que é opção tanto para manter a dieta quanto para vegetarianos e veganos

Alana Portela | 01/05/2019 07:22
As mini morangas são recheadas com shimeji (Foto: Arquivo pessoal)
As mini morangas são recheadas com shimeji (Foto: Arquivo pessoal)

Shimeji é opção vegetariana para matar aquela vontade de comer um camarãozinho na moranga. Quem recorre a essa estratégia é a nutricionista Amanda Carreoni, que ensina a fazer o prato usando mini morangas e uma salada no bowl. A opção é rica em vitamina e minerais e serve tanto para as pessoas que desejam emagrecer, quanto para vegetarianos e veganos. A receita é simples e pode ser feita em 30 minutos.

“É completamente saudável. A moranga e o shimeji são fontes de proteína vegetal, é indicado tanto para uma pessoa que está em processo de emagrecimento, para aquele que busca uma alimentação mais saudável, quanto para vegano. A única coisa que vegano não come é o queijo, porém é só tirá-lo. É ideal também para vegetariano”, disse.

A nutricionista explica que a moranga – espécie de abóbora - e o shimeji são ricos em vitaminas e minerais. “A moranga é rica em Betacaroteno, vitamina C, excelente oxidante e tem diversos complexos B no seu fruto. O shimeji é uma fonte proteica vegetal, também possui diversas vitaminas minerais, potássio e vitamina do complexo B”, afirma.

Amanda é pós-graduanda em Nutrição Clínica Funcional e destaca que os dois alimentos complementam uma alimentação saudável. “Ajudam no emagrecimento porque tem baixa caloria, quando consumido de forma adequada, não exagerada. Faço uma alimentação mais isenta de proteína animal e é legal para quem se adequar a esse estilo de vida”, disse.

Salada

4 folhas de Alface crespa

1 colher de sopa de Cenoura ralada

1 colher de sopa de Beterraba

1 colher de sopa Broto de feijão

1 colher de sopa de Repolho branco

1 colher de sopa de Repolho roxo

1 colher de café de Semente de Chia

1 colher de café de Gergilim preto

2 colheres de sopa de Brócolis

2 colheres de sopa de couve-flor

1 ovo cozido

Modo de preparo: Coloque as quatro folhas de alface crespa dentro de uma tigela. Em seguida, rale e adicione uma colher de sopa de cenoura, beterraba, repolho branco e roxo. Depois, corte o broto de feijão, a couve-flor e coloque uma colher de sopa de cada junto com os demais ingredientes. Em seguida, corte o brócolis e adicione duas colheres de sopa na salada. Acrescente ainda uma colher de café de chia e gergelim preto. Por último, pique o ovo cozido, misture na salada e saboreie.

Salada para complementar a receita de moranga com shimeji (Foto: Arquivo pessoal)
Salada para complementar a receita de moranga com shimeji (Foto: Arquivo pessoal)

Receita: Moranga recheada

2 Mini moranga

200g de shimeji ou shitake (cogumelo da sua preferência) 

100 gramas de parmesão 

1/2 cebola picada 

Açafrão (a gosto) 

Páprica (a gosto)

Sal (a gosto)

1 Colher de leite de coco ou nata fresca ou leite fresco.

Azeite

Modo de preparo: Mini moranga

Compre as morangas, higienize e retirada às sementes. Após esse processo, colocar no micro-ondas por cerca de 5 a 7 min (dependendo da potência) para cozinhar a abóbora.

Preparo do shimeji

Em uma frigideira colocar as 200 gramas de shimeji ou shitake (cogumelo da sua preferência), adicionar meia cebola picada e acrescentar os temperos, açafrão e páprica a gosto. Depois, cozinhar o cogumelo e quando estiver pronto, acrescentar uma colher de sopa de leite de coco ou nata fresca ou creme de leite fresco.

Pronto os cogumelos, é hora de rechear as morangas com shimeji. Primeiro passo, despeje um fio de azeite e adicione um pouco de sal na moranga. Em seguida, acrescente os cogumelos até encher. Após, coloque o queijo parmesão em cima do recheio e leve ao forno por 15 a 20 minutos, para gratinar e pronto!

Dica: Na hora de cozinhar, é necessário prestar atenção no preparo do shimeji, para não passar do ponto. “Tem que tomar cuidado para não ficar borracha. Tempero é páprica e açafrão”, disse a nutricionista Amanda.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Nos siga no Google Notícias