A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 18 de Agosto de 2019

18/11/2018 08:16

Para festas de fim de ano, cheesecake diferente tem creme de chocolate branco

Dá para fazer a sobremesa mais popular nas confeitarias Nova Iorquinas em casa e sem mistérios, de bônus aprenda a receita especial da geleia de morango caseira da cheff Isabela Vieira

Kimberly Teodoro
O Cheesecake perfeito é o equilíbrio de texturas que derrete na boca (Foto: Kimberly Teodoro)O Cheesecake perfeito é o equilíbrio de texturas que derrete na boca (Foto: Kimberly Teodoro)

A sobremesa mais famosa dos Estados Unidos, principalmente pelas confeitarias Nova Iorquinas, Cheesecake é uma torta de massa crocante com recheio leve, desses que derrete na boca, o segredo está na textura que representa o equilíbrio perfeito entre o cremoso e o "areado".

Em uma tradução literal, "Cheesecake" quer dizer bolo de queijo, mas já teve várias adaptações e em sua forma mais tradicional é feita com biscoito, cream cheese e uma cobertura de frutas, como o morango usado nessa receita, que não é obrigatória, mas realça o sabor do creme. Para o passo-a-passo completo, veja o vídeo no fim da matéria.

Para preparar a Cheesecake ao creme de chocolate branco e calda de frutas vermelhas, use uma forma redonda com fundo móvel de tamanho médio (aro 25 cm). São necessários: 200g biscoito maisena, 125g de manteiga sem sal, 250g de chocolate branco, 200g de creme de leite, 300g de cream cheese, 12g de gelatina e 200g de nata (creme de leite fresco). 

Comece triturando o biscoito maisena e misture com as mãos a manteiga em temperatura ambiente, o ponto ideal é quando a massa para de "esfarelar" entre os dedos. Mas atenção, não deve ficar grudenta. Em seguida cubra o fundo da forma, para a base da torta aperte bem e finalize com o auxílio de uma colher, para deixar a massa bem lisa e compacta.

A geleia parece complicada de fazer, mas a receita caseira preserva o sabor dos ingredientes frescos (Foto: Kimberly Teodoro) A geleia parece complicada de fazer, mas a receita caseira preserva o sabor dos ingredientes frescos (Foto: Kimberly Teodoro)

Para o creme, bata a nata eté produzir "picos moles", até que ela fique mais "encorpada", com o batedor formando "picos" que caem delicadamente para um lado quando erguido. Reserve.

Derreta o chocolate branco, que não deve ser hidrogenado, porque o grande diferencial do creme é a utilização de ingredientes de qualidade. Adicione creme de leite, mexendo com uma colher até a mistura ficar homogênea, depois leve à batedeira acrescentando o cream cheese, deixe bater por 2 minutos.

Enquanto o creme está na batedeira, hidrate a gelatina com 40g de água gelada e leve ao micro-ondas por cerca de 20 segundos para derreter. Depois de pronta, a dica é usar uma colher do creme batido para resfriar a gelatina, ao em vez de colocar o líquido quente direto na mistura, assim a diferença de temperatura não fará com que "empelote". Em seguida adicione a nata, mexendo com uma colher em movimentos suaves.

Acrescente à base do Cheesecake o creme finalizado, cubra com papel filme, deixando bem rente a mistura para evitar o acúmulo de água e deixe gelando de 2 a 4 horas.

Para a geleia de morango, receita especial da chef de cozinha Isabela Vieira, os ingredientes são: 250g morangos frescos, ½ xícara de açúcar, ¼ xícara vinho tinto seco.

Apesar de parecer complicado, o preparo é bem simples e combina com o creme de chocolate branco, harmonizando o sabor da sobremesa. Comece higienizando os morangos e tirando os cabinhos, cortando em pedaços pequenos ou amassando com um garfo, se preferir. Em seguida, coloque todos os ingredientes em uma panela com fundo grosso, e deixe em fogo baixo por mais ou menos 15 minutos ou até que fique no ponto de geleia. 

Por fim, espere a geleia esfriar e cubra a Cheesecake, colocando pedaços de morango como a imaginação mandar. Pode tanto compor a mesa, como ser servido já cortado.

A receita foi apresentada durante aula "Doces de festa" realizada pelo curso de Gastronomia da Uniderp, de forma gratuita e com vagas limitadas. A organização ainda não tem a data dos próximos cursos.

Veja o passo-a-passo em vídeo:

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.