ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, DOMINGO  10    CAMPO GRANDE 21º

Sabor

Para quem gosta de acarajé, arquiteta ensina receita com jeitinho prático

Thailla Torres | 03/01/2017 06:20
Diferente do bolinho recheado, acarajé é servido no prato com recheios reparados. (Foto: Alcides Neto)
Diferente do bolinho recheado, acarajé é servido no prato com recheios reparados. (Foto: Alcides Neto)

Com tanta vontade de comer acarajé e com poucas opções em Campo Grande, a arquiteta Paula Magalhães elaborou uma receita simples, mas que não deixa a desejar no sabor. O modo de preparo é diferente do tradicional acarajé baiano, mas ganhou detalhe pantaneiro na hora de servir.

"Eu falo que é acarajé pantaneiro, porque é o nosso jeitinho de preparo. Mas basicamente, vão quase todos os ingredientes, só é um pouco mais fácil de fazer", explica Paula. 

A receita foi preparada por ela e a amiga Camila Santana em uma noite dedicada à culinária baiana, no Drama Bar. A ideia surgiu de uma conversa em um grupo do Facebook, dedicado ao compartilhamento de culinária regional e de outros lugares, para quem gosta de falar de comida boa.

Paula e Camila na preparação do acarajé. (Foto: Alcides)
Paula e Camila na preparação do acarajé. (Foto: Alcides)

"Eu gosto muito de comer acarajé e em Campo Grande é muito difícil encontrar. Minha família é toda de Belo Horizonte e toda vez que vou passar as férias, quero comer acarajé. Aí comecei a buscar a receita para fazer. Em uma conversa com Camila, ela sempre chama alguém do grupo no Facebook para fazer uma comidinha e dessa vez foi o acarajé que rolou", conta.

O acarajé, que é um bolinho de feijão-fradinho descascado, moído é servido recheado, na produção de Paula e Camila ficou mais prático.

Em vez de moer o feijão, como é feito da maneira tradicional, Paula optou por comprar a farinha de feijão no Mercadão Municipal que é a base da receita. Um pacote de farinha custa de R$ 10,00 a R$ 15,00 e rende cerca de 20 bolinhos. Depois, é colocar o vatapá e o vinagrete.

Textura da massa feita com farinha de feijão. (Foto: Alcides Neto)
Textura da massa feita com farinha de feijão. (Foto: Alcides Neto)

Use os igredientes:

Farinha de feijão-fradinho
Cebola
Oléo de dendê
Farinha de rosca
Castanhas
Camarão
Cheiro Verde
Coentro

Modo preparo:

Na produção do bolinho, misture a farinha de feijão com uma cebola triturada em uma vasilha. Mistures bem até a massa ficar consistente. "É só isso, não precisa misturar com água, porque a própria cebola vai umedecer a farinha e virar massa".

Em seguida, deixe a massa descansado por cerca de 1h. "A farinha já é preparada e por isso ela vai fermentar, fazendo-a crescer", acrescenta Paula.

Com a farinha de rosca prepare um mingau, misture com castanha e azeite de dendê, para finalizar o vatapá. O vinagrete pode ser feito com cebola, tomate, cebolinha e coentro.

"Para finalizar a receita é simples. Depois que a massa estiver pronta, frite todos os bolinhos em óleo de dedê. Também frite o camarão separadamente. Quando estiverem prontos, sirva em um prato o bolinho, vatapá e vinagrete e camarão. Servimos na folha de bananeira para dar um charme pantaneiro na receita", explica

Além da diferença na hora de servir, o acarajé ganhou também versão vegana. "Fizemos um vatapá sem camarão. E além de servir com o vinagrete, fizemos um crispy de cebola, que é cebola frita empanada".

Curta o Lado B no Facebook.

Nos siga no Google Notícias