Vinagretede de caju e bombom de kiwi são apostas com frutas da estação
Nutricionistas ensinam receitas com caju e kiwi que unem frescor, sabor e benefícios para a saúde

Você já experimentou vinagrete de caju, bombom de kiwi ou fez um drink sem álcool da fruta? A primeira receita é uma alternativa refrescante que combina saúde e sabor. Já as outras são um combo de tudo o que é bom para quem sofre com intestino preso. Todas são frutas que estão na lista de melhores custo-benefício deste mês de agosto e ótimas opções para sair do comum.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A nutricionista Beatriz Camargo, especialista em doenças crônicas e comportamento alimentar, explica que, quando a fruta é doce, aromática e com uma textura que foge do óbvio, o prato não tem como ser comum. É o caso do vinagrete de caju, receita simples que traz frescor e inúmeros benefícios à saúde.
O caju é uma das frutas mais ricas em minerais. Tem zinco, cobre e cálcio, além de muita água e fibra, que são essenciais para a saúde do intestino. Outro ponto positivo é que, naturalmente, ele é rico em vitamina C e antioxidantes.
Agora vamos ao modo de preparo, que nada mais é do que vinagrete com um toque especial. Para preparar, basta cortar 2 cajus maduros médios, 1 cebola roxa média e 3 tomates em cubos pequenos. Juntar tudo numa tigela, temperar com azeite, sal e coentro a gosto e está pronto.
Beatriz garante que ele é uma boa pedida para acompanhar carnes brancas e de porco. "O vinagrete fica especialmente bom com um lombo assado ou bisteca na air fryer, mas também casa bem com peixes leves, como a tilápia. É uma receita fácil, nutritiva e que traz um toque diferente para a mesa”, completa a nutricionista.

Na parte da sobremesa, temos um bombom de kiwi com morangos. A receita é simples: descasque 4 kiwis e amasse com 2 colheres de semente de chia. Em outra tigela, repita o processo com 1 caixinha de morangos e mais chia. As misturas descansam por 4 horas na geladeira, tempo suficiente para a chia criar consistência.
Enquanto isso, derreta uma barra de chocolate meio amargo em banho-maria ou no micro-ondas. Espalhe as frutas sobre uma assadeira, cubra com o chocolate e leve ao congelador por 30 minutos. Depois, é só cortar em pedaços e servir.
Além de irresistível, essa sobremesa é rica em fibras, graças à chia e às frutas frescas. É o tipo de doce para os dias quentes ou para quando bate aquela vontade de um docinho saudável.
"O kiwi é rico em fibras, água e, mais importante, em uma enzima que se chama actinidina, que é uma das melhores soluções para o intestino preso. Combinado com a chia, uma das maiores fontes de fibra solúvel que temos, e com o chocolate (que, além de delicioso, alimenta bactérias boas da nossa flora intestinal), além de refrescante e gostoso, essa receita vai te ajudar na sua saúde intestinal", completa Beatriz.
Por último, e não menos importante, a opção de drink sem álcool da fruta, misturado com hortelã, que a nutricionista clínica esportiva e membro da ASMAN (Associação de Nutrição do Mato Grosso do Sul), Júlia Melo, ensinou.
Você vai precisar amassar o kiwi picado com folhas de hortelã, adicionar 1 colher rasa de açúcar e o suco de 1 limão. Depois, misturar bem, deixar descansar por uns minutos e transferir para um recipiente com gelo, completando com água com gás. Simples, acessível e cheio de benefícios para a saúde.
O resultado é uma bebida equilibrada: doce na medida, levemente ácida e com aquela sensação de frescor. "O kiwi, por ser uma fruta bem versátil, combina na salada de frutas, em sucos e vitaminas, em mousses, picolés e bebidas, garantindo um sabor único. Ele também ajuda no controle do peso, por fornecer baixas calorias por porção".
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.