ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 32º

Sabor

Pioneira, padaria é missão que Jussara leva com sonho de Fernando

Bagueteria foi criada há 24 anos, quando espaços no estilo de cafeterias ainda eram raros na cidade

Por Aletheya Alves e Jéssica Fernandes | 20/01/2024 07:13
Um dos produtos que integram o cardápio da Bagueteria. (Foto: Marcos Maluf)
Um dos produtos que integram o cardápio da Bagueteria. (Foto: Marcos Maluf)

Há 24 anos, Jussara Cassiano Gomes da Silva recebeu o convite de Fernando Peralta Neto para dar início a uma das primeiras padarias no estilo de cafeteria em Campo Grande. Desde então, a empresária aprendeu do zero a entrar no mundo dos sabores e, quando perdeu o sócio após ele sofrer um acidente e contrair covid-19, passou a entender a Bagueteria como uma missão de manter o sonho de Fernando vivo.

Até novembro do ano passado, a padaria ficava localizada na Rua 13 de Junho, mas hoje está em casa “nova”, na Rua Barão do Rio Branco, em frente à Praça Esportiva Belmar Fidalgo. Consolidada, a empresa nasceu como novidade em Campo Grande e conseguiu se manter firme mesmo após a pandemia de covid-19.

Contando a história da Bagueteria, Jussara brinca que “caiu de gaiato” na época. “Eu entrei para trabalhar, mas não tinha noção nenhuma do que era uma padaria. Todo o conhecimento era do Fernando, ele foi gerente do Pão e Cia, uma franquia de Minas”.

A história do ex-sócio de Jussara já foi contada pelo Lado B, em setembro de 2021, como O que Ficou de Quem Partiu e pode ser conferida aqui.

Luminária que Jussara fez questão de manter no novo espaço. (Foto: Marcos Maluf)
Luminária que Jussara fez questão de manter no novo espaço. (Foto: Marcos Maluf)
Fernando foi o idealizador da padaria há 24 anos. (Foto: Arquivo pessoal)
Fernando foi o idealizador da padaria há 24 anos. (Foto: Arquivo pessoal)

Quando Fernando saiu, o sonho nasceu como a abertura de algum empreendimento em frente ao Belmar Fidalgo.

“Eu aprendi muito, ele sempre esteve à frente e me ensinava muito. A proposta inicial era visando uma cafeteria e foi assim. Na época, não tinha muito local assim por aqui, então a Bagueteria foi uma das primeiras”, relata Jussara.

Após 17 anos dividindo a padaria, Fernando deixou o empreendimento, mas mesmo assim continuou presente, como narra a empresária. “Ele vendeu a parte dele e saiu da sociedade, mas a gente se falava todos os dias”.

E, para continuar lembrando do ex-sócio e amigo, a proprietária decidiu até enfrentar a decisão da arquiteta para o novo espaço.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

O lustre lá de fora foi o Fernando que comprou, ele adorava e ficava na loja da 13. Quando nos mudamos, falei que queria aqui, mas a arquiteta não queria. No dia que o eletricista veio para fazer as instalações, falei que era para colocar e pronto. É uma homenagem para ele, diz a empresária.

Ao falar sobre os produtos comercializados, desde o início, a dupla idealizou que os produtos seriam sempre frescos, sem uso de misturas prontas. “É tudo fresquinho”.

No cardápio, o espaço conta com produção própria de pão francês integral, baguete, pão com gorgonzola e mini baguete, além do pão rústico e do ‘sueco’, feito com farinha integral. Entre os destaques estão o francês e a broa de milho.

Balança de peso integra a decoração da loja. (Foto: Marcos Maluf)
Balança de peso integra a decoração da loja. (Foto: Marcos Maluf)
Produção pode ser acompanhada pelos clientes. (Foto: Marcos Maluf)
Produção pode ser acompanhada pelos clientes. (Foto: Marcos Maluf)

Já alguns dos sabores que vão no sanduíche são os patês de ricota com ervas, cenoura com passas, azeitona preta, presunto com azeitona, tomate seco e coalhada fresca.

Completando sobre a trajetória da padaria, Jussara comenta que o grupo já passou por muita coisa e que o susto foi forte durante a pandemia, mas que a essência da Bagueteria segue a mesma desde o início.

“Quero que você venha aqui e que se sinta na sua casa. Eu tento fazer tudo com muito carinho, inclusive por conta do Fernando, era um sonho, então quero levar para frente. É uma missão”, pontua Jussara.

A Bagueteria fica localizada na Rua Barão do Rio Branco, 2270, Centro. O horário de funcionamento é de segunda até sexta-feira, das 6h às 20h. Aos sábados, o horário é das 6h às 19h e domingo das 6h às 12h.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Siga o Lado B no WhatsApp, um canal para quebrar a rotina do jornalismo de MS! Clique aqui para acessar o canal do Lado B.

Nos siga no Google Notícias