ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Sabor

Portinha na Dom Aquino é ‘herança’ de quem viu luta há 26 anos

Após ser criada graças à sorveteria da mãe em Sidrolândia, Monise resolveu continuar legado na Capital

Aletheya Alves | 22/08/2023 08:02
Sorveteria em Campo Grande é continuidade de história que nasceu em Sidrolândia. (Foto: Juliano Almeida)
Sorveteria em Campo Grande é continuidade de história que nasceu em Sidrolândia. (Foto: Juliano Almeida)

Há 26 anos, Monise Cedran dos Santos acompanha a luta da mãe para criar ela e suas duas irmãs enquanto mantém o caminho através da sorveteria nascida em 1997, em Sidrolândia. Agora, quase três décadas depois, a médica veterinária decidiu expandir a história da família e continuar com o “legado” em uma portinha na Rua Dom Aquino, em Campo Grande.

Inaugurada em janeiro deste ano, a sorveteria parece menor do que realmente é. Escolhido por Monise durante o verão de 2022, o local foi pensado como um refúgio doce região central da cidade.

Reunindo os ensinamentos aprendidos durante toda a vida e trazendo as produções autorais da mãe para Campo Grande, a médica veterinária conta que a ideia foi evoluindo aos poucos. Mas, antes de chegar a 2023, é necessário retornar às décadas anteriores.

Primeira unidade continua sendo mantida pela mãe de Monise. (Foto: Arquivo pessoal)
Primeira unidade continua sendo mantida pela mãe de Monise. (Foto: Arquivo pessoal)

“A gente é do interior de São Paulo e, em 1997, chegamos a Sidrolândia. Minha família veio fazendo uma busca por cidades que estivessem se desenvolvendo e, na época, Sidrolândia foi esse lugar que estava recebendo industrialização”, explica Monise.

De acordo com a veterinária, na época, a mãe era casada e foi através da família do então padrasto que a sorveteria nasceu. “O pai dele já era do ramo sorveteiro e aí veio a ideia de abrir a sorveteria. Alguns anos depois, minha mãe ficou solteira e quem continuou com a sorveteria lá foi ela”.

Já com produção própria, Monise comenta que a mãe continuou aprimorando as receitas e conseguiu criar tanto ela quanto as outras duas filhas. Tendo visto o esforço e aprendizados repassados em família, a veterinária detalha que os planos iniciais não envolviam seguir no ramo.

“Cada uma das filhas seguiu seu próprio caminho fora da sorveteria. Eu sou médica veterinária e cheguei a ir embora de Mato Grosso do Sul, mas voltei para cá para trabalhar no ramo mesmo e, no ano passado, veio a ideia de ter minha história com a sorveteria”, diz a veterinária.

Espaço na Dom Aquino é visto por Monise como um refúgio. (Foto: Juliano Almeida)
Espaço na Dom Aquino é visto por Monise como um refúgio. (Foto: Juliano Almeida)

Monise narra que o verão de 2022 foi decisivo e pensando em continuar tanto com a Veterinária quanto iniciar o caminho com a sorveteria, as buscas por um espaço começaram. “Eu queria algo central e fui atrás. A ideia era um prédio vizinho daqui, mas não consegui e encontrei esse aqui. Quando olhei, fiquei pensando na portinha, mas se tornou um refúgio”.

Para a proprietária, o ambiente conseguiu repassar a ideia que ela tinha da sorveteria e, agora, o funcionamento já está conforme o que era imaginado. Mantendo as receitas da mãe, Monise comenta que o abastecimento é feito, em geral, semanalmente.

“Sidrolândia é próximo, então continuamos com o sistema de buscar lá na produção da minha mãe e trazer para cá. Começou com ela e continuamos assim”, completa Monise. Localizada na Rua Dom Aquino, número 1.600, a Sorveteria Sedran funciona de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias