ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  30    CAMPO GRANDE 30º

Sabor

Pratos árabes enlouqueceram amigos e Ana fez disso um negócio

Kibe cru, esfiha, antepasto, homus e coalhada são algumas das receitas que ela produz

Por Jéssica Fernandes | 30/01/2024 06:55
Empresária se especializou em culinária àrabe para abrir negócio. (Foto: Arquivo pessoal)
Empresária se especializou em culinária àrabe para abrir negócio. (Foto: Arquivo pessoal)

O antepasto que a mãe preparava em casa fez Ana Luísa Dela Cruz Viégas, de 33 anos, reproduzir a receita primeiro entre amigos e depois para clientes. Proprietária do Fio de Azeite, ela entrou de cabeça no mundo da Sculinária árabe e aprendeu a cozinhar outros pratos que nunca tinha experimentado.

Formada em Biologia, a proprietária nunca seguiu carreira na área de formação. Antes de entrar no ramo da alimentação, Ana trabalhava no salão fazendo maquiagem, sobrancelhas e cílios e seguiu até janeiro de 2024. Neste ano, ela deixou o ramo para se dedicar integralmente às encomendas.

O negócio com a cozinha árabe surgiu em 2019 após muitos encontros entre amigos promovidos na casa da empresária. Ana conta que a mãe teve papel importante para que a empresa fosse possível. O antepasto foi o primeiro passo.

Pastas variadas e kibe cru estão entre opções do menu. (Foto: Arquivo pessoal)
Pastas variadas e kibe cru estão entre opções do menu. (Foto: Arquivo pessoal)

“Minha mãe sempre fez um antepasto de berinjela delicioso e eu, como sempre gostei de cozinhar, reproduzia a receita para comer com os amigos e família. Sempre experimentei novas receitas e um dia fiz o kibe cru, que deu super certo”, recorda.

Os amigos foram os primeiros a falarem que as receitas poderiam ser vendidas. O primeiro trabalho de Ana veio a convite de uma amiga e logo depois a empresa foi criada. “Minha amiga pediu para que eu fizesse o chá de cozinha dela e foi sucesso. A partir daí abri o Fio de Azeite em sociedade com essa amiga. Ela ficou aproximadamente um mês. Continuei sozinha, aprendi alguns outros pratos da culinária árabe”, comenta.

Nesse processo de aprendizado, Ana pegou as receitas originais e fez adaptações conforme o próprio gosto. Devagar, ela foi montando o menu que traz mais de dez opções e tem como carro-chefe kibe cru e a coalhada seca.

Pratos típicos, como pasta homus, foram adaptados pela empresária. (Foto: Arquivo pessoal)
Pratos típicos, como pasta homus, foram adaptados pela empresária. (Foto: Arquivo pessoal)

“O foco era fazer apenas pastas comuns como o antepasto de berinjela, tomate confit e tinha até uma de abobrinha que estou estudando a possibilidade de voltar ao cardápio. Após incluir o kibe cru, comecei a fazer as pastas árabes: coalhada seca, homus e babaganuche. Nunca tinha comido homus e nem babaganush, foi um desafio”, ressalta.

Além dessas opções, Ana faz kits simples, completos com diferentes acompanhamentos, esfihas, tabule libanês, kibe assado e kits de pastas. Os preços são a partir de R$ 8.

Hoje, a empresária tem como sócia a mãe que em 2020 propôs a parceria. O que começou apenas para ser renda extra, no fim, virou o principal negócio dela. Quem quiser entrar em contato, o perfil no Instagram é @fiodeazeitegourmet

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias