ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Sabor

Saem o arroz e a alga, entra a "goma". Que tal um sushi feito com tapioca?

Paula Maciulevicius | 13/05/2014 06:44
O que é prato no Nordeste virou ingrediente há pouco mais de um mês: sushi de tapioca.
O que é prato no Nordeste virou ingrediente há pouco mais de um mês: sushi de tapioca.

A inovação vale, no mínimo, pela curiosidade. Aos que não perdem uma comida japonesa, tem opção nova, com a queridinha das dietas atuais. A receita é basicamente esta: saem o arroz e a alga, entra a tapioca. O que é prato no Nordeste virou ingrediente há pouco mais de um mês para o sushiman Wagner Germano Maidana Rosa, de 25 anos.

A ideia surgiu em um final de semana, dias em que Wagner tira para experimentar sushis diferentes. Na padaria onde trabalha, a Pão e Tal, a tapioca já era feita há muito tempo. Com a máquina por perto, ele não teve dúvidas de também mudar o sushi vendido todas as noite no local.

“Substituí o arroz e ficou bem leve. Todo mundo gostou, creio que alguém já deve ter feito por aí. Deve ficar menos calórico, porque a tapioca é mais leve”, observa.

O modo de fazer inicial não seguiu receita, veio tudo de cabeça, o que é muito fácil. basta colocar a goma de tapioca, vendida pronta em saquinhos, na frigideira, sem óleo, e em minutos ela está pronta.

“Fiz normal, redonda, cortei as beiradas para ficar quadrada, aí usei o queijo crottin. Aí joguei um pouco de gengibre para ficar como se fosse envolto no arroz”, ensina.

Em seguida, Wagner virou a massa, acrescentou salmão, cream cheese e por fim, a cebolinha. “Enrolei normal e cortei. Pode ficar mais saboroso também se grelhar o salmão”, complementa.

O Lado B teve de provar. Afinal, só vendo por foto não dá nem para dizer que saiu o arroz e entrou a tapioca.

Nem de perto parece ser feito de outros ingredientes, tamanho o jeito e o cuidado do sushiman. O que não dá para negar é a impressão de ter mais peixe para menos carboidrato.

A receita segue uma tendência de nutricionistas que defendem o uso da tapioca por não conter glúten, principalmente, em substituição ao pão.

A tapioca e arroz têm o mesmo efeito na digestão, mas o arroz feito para o sushi leva açucar, o que acaba com a dieta.

Nos siga no Google Notícias