ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Lado Rural

Alto custo de produção faz captação de leite cair 12% em MS

Dados foram divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento nesta segunda-feira (2)

Ana Paula Chuva | 02/05/2022 13:38
Captação de leite em propriedade rural. (Foto: Alcides Okubo Filho/Embrapa Gado de Leite)
Captação de leite em propriedade rural. (Foto: Alcides Okubo Filho/Embrapa Gado de Leite)

Dados divulgados pela Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) mostram que no primeiro trimestre de 2022, o volume de captação de leite, com inspeção federal, caiu 12,48% em Mato Grosso do Sul, comparado ao mesmo período no ano passado.

Conforme o levantamento, no primeiro trimestre de 2021, foram captados ao todo 50 milhões de litros de leite e este ano o volume registrado foi de 43,8 milhões, ou seja, 6,2 milhões a menos. Para analista técnica, a queda é reflexo dos altos custos de produção.

 “A menor captação de leite em 2022 indica a menor produção no campo e pode ser reflexo dos altos custos de produção, principalmente dos insumos que compõem a alimentação animal, como farelo de soja e milho", explica a analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira.

Atualmente, o valor médio e leite pago ao produtor rural subiu 14,55%, segundo os dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada) e da Semagro (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar). No primeiro trimestre deste ano, foram R$ 1,96 por litro. No mesmo período de 2021, o valor era de R$ 1,71 por litro de leite.

Nos siga no Google Notícias