ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Lado Rural

"Depende deles, não de mim”, diz Teresa Cristina sobre exportação para a China

Ministra fala ainda que o setor vive bom momento e que novas portas para o mercado externo devem se abrir

Beatriz Magalhães | 25/11/2021 17:49
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina fala sobre negociação com a China (Foto: Kísie Ainoã)
Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina fala sobre negociação com a China (Foto: Kísie Ainoã)

Autoridades da China liberam importação de lotes de carne bovina que foram certificadas antes de serem embargadas no dia 4 de setembro, contudo, a exportação da carne brasileira ainda está suspensa. Para a ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o Brasil tem apresentado documentos comprovando a segurança sanitária da proteína, e que a decisão não depende dela.

“A estratégia do governo sempre foi essa [abrir o mercado internacional]. A China sempre será um parceiro estratégico, tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos. Eles precisam, não têm a autossuficiência de produz para toda a população e sempre vão precisar de quem produz como Brasil e Estados Unidos”, e quando questionada sobre uma expectativa de quando o embargo pode ser desfeito, a ministra afirma: “Depende deles não de mim”

Relação Brasil x China - A China é o principal comprador de carne bovina brasileira, importando cerca da metade da proteína exportada pelo Brasil. Com o embargo, às exportações da carne nacional caíram, entretanto o cenário tende mudar, principalmente com a reabertura da Rússia.

“Acho que o setor vive um bom momento, não só de preços como também de aumento de produção. Mercado se abrindo, ele tentando [voltar a exportar para] a Rússia. Estive lá para falar sobre fertilizantes, e estivemos conversando com autoridades sanitárias e voltamos com uma boa notícia sobre a aprovação da compra de 12 plantas brasileiras. Devemos receber a visita deles no primeiro trimestre do próximo ano para que possamos fazer mais”, afirma a ministra.

Nos siga no Google Notícias