ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Lado Rural

China autoriza desembarque de carne brasileira estocada até 3 de setembro

São cerca de 140 mil toneladas de carne armazenadas em portos chineses aguardando liberação

José Roberto dos Santos | 23/11/2021 12:04


A GACC (Administração Geral de Alfândegas da China) autorizou, nesta terça-feira (23/11), o desembarque de cargas de carne bovina que haviam sido certificadas antes do dia 4 de setembro, quando começou o embargo ao produto brasileiro por causa do registro de dois casos atípicos de mal da vaca louca no País, em frigoríficos de Minas Gerais e Mato Grosso. As informações foram repassadas hoje pela Agência Reuters e também pelo jornal Valor Econômico.

São cerca 140 mil toneladas de carne bovina que estão nesta situação nos portos da China. A medida não representa, no entanto, o fim da restrição de exportação ao país. Considerando um preço médio de R$ 6,5 mil por tonelada, o valor total do estoque seria de US$ 900 milhões.

“Continuamos as negociações para retomar as exportações da carne brasileira para aquele país”, afirmou a ministra do Mapa, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, em vídeo distribuído à imprensa. A liberação foi comunicada hoje, 23, pela GACC à embaixada brasileira em Pequim.

A suspensão dos embarques de carne bovina brasileira à China completam 80 dias, cenário que derrubou o abate de bovinos no terceiro trimestre e o volume de exportações da proteína no mês de outubro.

A alfândega chinesa atualizou seu site nesta terça-feira (23/11) para informar que agora está aceitando pedidos de importação de carne bovina certificada antes da suspensão. Não ficou claro quanto tempo esses procedimentos levariam, de acordo com a agência Reuters.

O Brasil é o principal fornecedor de carne bovina da China, atendendo a cerca de 40% de suas importações, e os compradores esperavam inicialmente que o comércio fosse retomado em algumas semanas.

Ainda não há previsão de fim do embargo. Em Mato Grosso do Sul, em 60 dias, o embargo derrubou o preço da arroba em cerca de 15%.

Nos siga no Google Notícias