ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  19    CAMPO GRANDE 18º

Lado Rural

Iagro muda regras de trânsito de bovinos e bubalinos em Mato Grosso do Sul

Agência sanitária prepara MS para execução de programa nacional de erradicação da doença, o PNEFA

José Roberto dos Santos | 02/05/2023 11:38
Gado criado a pasto em sistema de integração com silvicultura; transporte de animais ganha novas regras. (Foto: Arquivo/Embrapa)
Gado criado a pasto em sistema de integração com silvicultura; transporte de animais ganha novas regras. (Foto: Arquivo/Embrapa)

A Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) fez publicar portaria hoje regulamentando o trânsito de bovinos de Mato Grosso Sul, tanto internamente como para outros estados e países. A medida visa preparar o Estado para cumprimento das normas do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), que concedeu ao MS a condição de estado livre da doença, sem vacinação.

A reboque disso, outras portarias já haviam proibido o armazenamento, venda e uso do imunizante contra a febre aftosa, além de obrigar o setor a atualizar o cadastral das explorações pecuárias e a declarar semestralmente os rebanhos.

Segundo a portaria, publicada nesta terça-feira, 2, no Diário Oficial do Estado, para o trânsito de bovinos e bubalinos no Estado de Mato Grosso do Sul, os animais obrigatoriamente deverão estar acobertados pela e-GTA (Guia de Trânsito Animal eletrônica) ou Guia de Trânsito Animal Manual válida.

Pela regra, a emissão de e-GTA/GTA Manual somente estará autorizada para explorações pecuárias devidamente cadastradas e atualizadas no e-SANIAGRO (Sistema de Atenção Animal da IAGRO), ou outro sistema informatizado que vier à substituí-lo.

Cadastro de rebanhos

A Iagro já publicou uma portaria que atualiza o cadastro de explorações pecuárias e a declaração semestral de rebanhos em Mato Grosso do Sul. A medida visa adequar o cadastro agropecuário estadual à norma do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), que suspendeu a vacinação contra a febre aftosa em MS e em outras unidades federativas.

De acordo com a nova portaria da Iagro, a atualização cadastral deverá ser feita eletronicamente por meio do e-SANIAGRO, clicando aqui. A declaração semestral de rebanhos, por sua vez, deverá ser feita nos meses de maio e novembro de cada ano e conter o número total de animais existentes na propriedade por espécie e categoria.

A declaração semestral de rebanhos e a atualização cadastral deverão ser realizadas pelo produtor rural ou seu representante legal, em caráter compulsório, nos seguintes períodos: explorações pecuárias localizadas nas regiões do Planalto e Pantanal, de 1º de maio a 31 de maio, e de 1º e novembro a 30 de novembro.

Para acessar a portaria que trata do trânsito de animais, clique DO11144_02_05_2023.pdf.

* Matéria editada às 18h47 de 03 de maio de 2023 para correção de informações.

Nos siga no Google Notícias