A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

16/06/2017 11:20

Antes de estação da seca chegar, umidade do ar na Capital já vai a 30%

Viviane Oliveira
Neblina registrada na manhã de hoje, na BR-262, região do Jardim Noroeste. Fenômeno muito comum no inverno (Foto: André Bittar)Neblina registrada na manhã de hoje, na BR-262, região do Jardim Noroeste. Fenômeno muito comum no inverno (Foto: André Bittar)

O inverno, a estação mais seca e fria do ano, ainda não se iniciou, mas a população já começou a sentir os efeitos da baixa umidade relativa do ar.

Hoje em Campo Grande, por exemplo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade deve ficar em 30% no período da tarde. O índice mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é 60%.

Conforme o meteorologista Ernesto Alvin, para sábado e domingo a umidade deve aumentar um pouco mais e ficar em torno de 35% a 40% à tarde. Na segunda-feira (19), volta a cair para 30%. No dia 20, a umidade fica abaixo de 25%.

Para sábado e domingo, o termômetro registra temperatura mínima de 19ºC e a máxima de 29ºC. Na segunda-feira, 17ºC e 28ºC. Na terça-feira, com a chegada de uma nova frente fria, a temperatura caí para 15ºC a mínima (com sensação térmica de mais frio) e a máxima de 27ºC.

É nesta época do ano em que a população começa a apresentar sintomas, por causa do tempo seco e queimadas, como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. As crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas são os que mais sofrem com a baixa qualidade do ar.

Frio - O frio já deu o ar da graça, derrubando a temperatura para 2,8ºC no dia 10 de junho, contudo o inverno em Mato Grosso do Sul só começa às 00h24 do dia 21 de junho, próxima quarta-feira. A estação, que só termina em 22 de setembro, terá mais chuva, que em anos anteriores. O período mais gelado está previsto para ocorrer entre 5 a 17 de julho.

Prognóstico - O início da estação é caracterizado pelo solstício de inverno. O fenômeno faz com que as noites sejam mais longas com os dias mais curtos. Neste ano, à noite entre os dias 20 e 21 de junho durará em torno de 14 horas.

Conforme Natálio Abrahão, o meteorologista da Uniderp, outro aspecto meteorológico que se observará durante o inverno, são as prováveis inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas, além de névoa seca e fumaça quando a umidade situar-se em valores críticos, abaixo dos 20%. As chances de geadas em Campo Grande são mínimas.

Cuidados - Alguns cuidados com a saúde devem ser tomados para evitar, pelo menos um pouco, os efeitos da baixa umidade do ar. Estado de atenção (entre 20% e 30%), evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, umidificar o ambiente, se proteger do sol e beber muita água.

Estado de alerta - (entre 12% e 20%), evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h, aglomeração em áreas fechadas, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas. Estado de emergência (baixo de 12%), interromper execícios ao ar livre das 10h às 16h. Nesse período, trabalhos como coleta de lixo e entrega de correspondência não devem ser realizados.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions