ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Antes de estação da seca chegar, umidade do ar na Capital já vai a 30%

Viviane Oliveira | 16/06/2017 11:20
Neblina registrada na manhã de hoje, na BR-262, região do Jardim Noroeste. Fenômeno muito comum no inverno (Foto: André Bittar)
Neblina registrada na manhã de hoje, na BR-262, região do Jardim Noroeste. Fenômeno muito comum no inverno (Foto: André Bittar)

O inverno, a estação mais seca e fria do ano, ainda não se iniciou, mas a população já começou a sentir os efeitos da baixa umidade relativa do ar.

Hoje em Campo Grande, por exemplo, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade deve ficar em 30% no período da tarde. O índice mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é 60%.

Conforme o meteorologista Ernesto Alvin, para sábado e domingo a umidade deve aumentar um pouco mais e ficar em torno de 35% a 40% à tarde. Na segunda-feira (19), volta a cair para 30%. No dia 20, a umidade fica abaixo de 25%.

Para sábado e domingo, o termômetro registra temperatura mínima de 19ºC e a máxima de 29ºC. Na segunda-feira, 17ºC e 28ºC. Na terça-feira, com a chegada de uma nova frente fria, a temperatura caí para 15ºC a mínima (com sensação térmica de mais frio) e a máxima de 27ºC.

É nesta época do ano em que a população começa a apresentar sintomas, por causa do tempo seco e queimadas, como tosse seca, cansaço, ardor nos olhos, nariz e garganta. As crianças, idosos, pessoas com doenças respiratórias e cardíacas são os que mais sofrem com a baixa qualidade do ar.

Frio - O frio já deu o ar da graça, derrubando a temperatura para 2,8ºC no dia 10 de junho, contudo o inverno em Mato Grosso do Sul só começa às 00h24 do dia 21 de junho, próxima quarta-feira. A estação, que só termina em 22 de setembro, terá mais chuva, que em anos anteriores. O período mais gelado está previsto para ocorrer entre 5 a 17 de julho.

Prognóstico - O início da estação é caracterizado pelo solstício de inverno. O fenômeno faz com que as noites sejam mais longas com os dias mais curtos. Neste ano, à noite entre os dias 20 e 21 de junho durará em torno de 14 horas.

Conforme Natálio Abrahão, o meteorologista da Uniderp, outro aspecto meteorológico que se observará durante o inverno, são as prováveis inversões térmicas que causam nevoeiros e neblinas, além de névoa seca e fumaça quando a umidade situar-se em valores críticos, abaixo dos 20%. As chances de geadas em Campo Grande são mínimas.

Cuidados - Alguns cuidados com a saúde devem ser tomados para evitar, pelo menos um pouco, os efeitos da baixa umidade do ar. Estado de atenção (entre 20% e 30%), evitar exercícios físicos ao ar livre entre às 11h e 15h, umidificar o ambiente, se proteger do sol e beber muita água.

Estado de alerta - (entre 12% e 20%), evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre às 10h e 16h, aglomeração em áreas fechadas, usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas. Estado de emergência (baixo de 12%), interromper execícios ao ar livre das 10h às 16h. Nesse período, trabalhos como coleta de lixo e entrega de correspondência não devem ser realizados.

Nos siga no Google Notícias