ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Ao longo dos anos, temperaturas podem subir 5°C em MS e ainda mais no Pantanal

Projeções indicam elevação entre 5°C e 6°C dentro de 80 anos, causando impacto direto na fauna, na flora e nos habitantes

Lucia Morel | 05/01/2021 17:50
Com mudanças climáticas e aumento de temperatura média, regime das águas no bioma podem ser completamente alterados. (Foto: Wikimedia Commons)
Com mudanças climáticas e aumento de temperatura média, regime das águas no bioma podem ser completamente alterados. (Foto: Wikimedia Commons)

Mato Grosso do Sul e o Pantanal devem sofrer com aumento gradual da temperatura média dentro de 80 anos, o que vai, principalmente no bioma, descaracterizá-lo. Projeções indicam elevação entre 5°C e 7°C até 2100, causando impacto direto na fauna, na flora e nos habitantes.

Dados de estudos da revista científica Nature Climate Change e do artigo “Climate Change Scenarios in the Pantanal” mostram que a realidade poderá ser transformada diante das mudanças climáticas e das emissões de gases-estufa.

Na atual maior planície alagada do mundo, o regime de águas que a caracteriza pode simplesmente deixar de existir, com redução das chuvas e impactos mais significativos no inverno. Pela projeção, lá, o aumento na temperatura média anual até o final deste século deverá ser de 6°C.

Um dos responsáveis pelo artigo relacionado ao bioma, o hidrologista e meteorologista José Antônio Marengo Orsini, do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), afirma que isso significa temperaturas acima dos 50ºC nos dias mais quentes.

“Se atualmente, nos dias mais quentes do verão, a temperatura no Pantanal passa fácil dos 40°C, estamos falando em temperaturas máximas em torno ou superiores aos 50°C. É temperatura de deserto. A maioria das plantas suporta pontualmente um calorão desses. Pontualmente”, analisa.

Conforme as projeções, até 2040, as temperaturas médias devem subir de 2°C a 3°C. Em 2070, o aumento poderá entre 4°C e 5°C, atingindo em 2100 uma temperatura média 6 °C mais elevada do que a atual.

Embora haja muita incerteza com relação às projeções pluviométricas, os modelos sugerem que, durante o inverno no hemisfério Sul, o Pantanal poderá experimentar uma redução na quantidade de chuva de 30% a 40%. “Um aumento da temperatura média de 5°C a 6°C implicaria em deficiência hídrica, o que afetaria a biodiversidade e a população”, observa Marengo.

A união de altas temperaturas e poucas chuvas vão desfazer o regime atual de águas do bioma, que entre novembro e março de cada ano – período de chuvas – inundam até 70% da planície.

É justamente nesse tempo que se formam os banhados, os lagos rasos e quando os pântanos incham. Tudo isso faz com que, nas áreas mais elevadas, surjam ilhas de vegetação, um refúgio para os animais.

Assim, grandes áreas permanecem inundadas de quatro a oito meses no ano, com uma cobertura de água que varia de uns poucos centímetros até 2 metros. Isso já foi diferente em 2019 e em 2020, quando com mais espaços secos e sem água, vegetação foi combustível para queimadas históricas na região.

Em média, por ano, caem de 1.000 a 1.250 milímetros de chuva no bioma e a temperatura média anual é 24°C, com máximas que atingem até 41°C, em alguns momentos do ano.

Em 2020, já com regime de chuvas alterado, queimadas destruíram 40% do Pantanal. (Foto: Fernado Tortato)
Em 2020, já com regime de chuvas alterado, queimadas destruíram 40% do Pantanal. (Foto: Fernado Tortato)

Vale ressaltar que o Pantanal é uma região semiárida e não fosse o enorme fluxo anual de água para a região, o bioma seria tão seco quanto a Caatinga nordestina. Isso não ocorre porque o Pantanal é um grande reservatório que armazena as águas que escoam dos planaltos circundantes.

Marengo enfatiza que há incertezas com relação como as mudanças climáticas podem afetar o regime pluviométrico, mas destaca que assim como as temperaturas globais estão aumentando, o mesmo acontecerá no Pantanal.

Localizado no centro da América do Sul, portanto longe da influência marítima que poderia ajudar a amenizar o clima, o aumento das temperaturas no Pantanal tende a ser mais dramático. “O dia mais quente do ano pode vir a ser até 10 °C mais quente do que hoje”, diz o especialista.

As informações são da Agência Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A pesquisa completa pode ser acessada aqui.

Mato Grosso do Sul – Na área urbana de MS, pesquisas identificam potencial aumento de até 5°C nas temperaturas médias do Estado até 2100. O levantamento é da equipe liderada pelo pesquisador chinês Lei Zhao, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA).

O estudo divulgado na revista Nature Climate Change indica essa alteração de temperatura na bacia do Mediterrâneo (parte da Europa), no interior norte-americano e, no Brasil, em regiões do Centro-Oeste e da Amazônia.

Segundo reportagem da Folha de São Paulo, a equipe analisou dados iniciando em 2006 e prossegue até 2100, fazendo projeções sobre diferentes épocas do ano e sobre a temperatura média, a máxima durante o dia e a máxima durante a noite.

Tanto no período noturno quanto no diurno, a situação prevista será particularmente tórrida na América do Norte, em boa parte da Europa, no Oriente Médio, na Ásia Central e no noroeste da China.

Já o interior da América do Sul, que inclui Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia, o risco é de temperaturas mais elevadas à noite.

As estimativas variam de acordo com diferentes cenários possíveis de emissões de gases-estufa (que retêm o calor perto da superfície da Terra) e mesmo que haja redução dessas emissões, a média do aquecimento urbano será equivalente a 1,9°C no fim do século 21; sem cortes de gases-estufa, a média do aumento de temperatura será de 4,4°C.

“A situação projetada para o Centro-Oeste e a Amazônia sem dúvida é preocupante. Ela provavelmente está ligada não apenas ao aumento da temperatura global como também ao efeito da continentalidade”, afirma o climatologista Alexandre Araújo Costa, professor da Universidade Estadual do Ceará, referindo-se ao fato de que, por conta da distância em relação ao oceano, áreas do interior dos continentes tendem a apresentar climas mais extremos.

O estudo completo pode ser conferido aqui.

Nos siga no Google Notícias