ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

Atropelamento de capivaras na Afonso Pena pode virar caso de Polícia

Viviane Oliveira | 03/05/2012 13:17

Segundo a delegada da Decat vai instaurar um inquérito para identificar o condutor do veículo

Após o acidente marcas de sangue eram visíveis no asfalto. (Foto: João Garrigó)
Após o acidente marcas de sangue eram visíveis no asfalto. (Foto: João Garrigó)

O atropelamento de quatro capivaras, na última terça-feira (1º), na avenida Afonso Pena, em Campo Grande, pode virar caso de Polícia.

Segundo a delegada da Decat (Delegacia Especializada de Repressão de Crimes Ambientais e Proteção ao Turista), Suzimar Batistela, vai instaurar um inquérito para identificar o condutor do veículo. “Precisamos saber em qual circunstância que ocorreu o acidente”, explica a delegada.

Para a integrante da comissão de meio ambiente OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil de Mato Grosso do Sul), Daniela Caramalac, o acidente configura crime ambiental.

“Pela lei o episódio pode ser considerado maus tratos, com pena que varia de três meses a um ano de reclusão, já que não foram tomadas medidas para evitar o sofrimento dos animais”, afirma, acrescentando que o condutor pode ser identificado pela Polícia através da placa do carro que ficou na via após o acidente.

Neste caso, afirma, que é considerado maus-tratos abandonar animal doente, ferido ou mutilado, bem como deixar de prestar socorro, inclusive assistência veterinária.

O caso - Os animais foram encontrados mortos por uma pessoa que parou com o carro e sinalizou o local. Logo em seguida vários motoristas pararam, e um deles retirou os bichos do meio da avenida para não causar outros acidentes.

A cena foi fotografada.

Um homem, que pediu para não ser identificado pelo Campo Grande News, postou a foto no Facebook. Na postagem ele mostra a placa do veículo que foi deixada no local, após o acidente.

O atropelamento dos roedores foi sentido Parque dos Poderes/Centro, em um dos pontos que mais concentram capivaras na cidade. Mesmo com a via bem sinalizada, os relatos de excesso de velocidade são comuns, que podem ser a causa dos constantes atropelamentos dos animais.

Na madrugada da última terça-feira (1º), quatro capivaras foram encontradas mortas por atropelamento.
Na madrugada da última terça-feira (1º), quatro capivaras foram encontradas mortas por atropelamento.
Nos siga no Google Notícias