ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Audiência discute destino de resíduos de construção civil em Campo Grande

MS-080 e Noroeste serão o destino até dia 31. Nova administração deverá traçar projeto

Helton Verão | 13/12/2012 18:36
O vereador reeleito Paulo Pedra do PTB quem mediou a audiência (Foto: Luciano Muta)
O vereador reeleito Paulo Pedra do PTB quem mediou a audiência (Foto: Luciano Muta)

Aconteceu na tarde de hoje (13) a audiência que discutiu a questão da destinação final de resíduos da construção civil em Campo Grande, como previstos em Lei. Autoridades, empresários que trabalham com as caçambas e integrantes da equipe de transição do prefeito eleito, Alcides Bernal, participaram do debate, que satisfez todos os lados e foi considerada produtiva.

“A partir de amanhã não se despejará mais lixo no bairro Dom Antônio e até o dia 31, o Noroeste e a saída Rochedo são as opções até que a nova gestão assuma e defina novas opções para os resíduos”, explana o técnico da Seintrha (Secretaria Municipal De Infraestrutura, Transporte e Habitação), Alcindo de Macedo.

Segundo Macedo, um projeto com três novos locais em potenciais serem ATTs (Área de Transbordo e Triagem) e outros oito “Ecopontos” serão entregues a administração Bernal, e que deverão ser prosseguidas por ela.

O assessor da equipe de transição do prefeito eleito, Semy Ferraz, promete avaliar e dar prosseguimento ao que foi debatido na audiência, mas antes haverá uma reavaliação de contratos para apurar possíveis desproporções.

“Despejar tudo nos mesmos pontos sempre é uma opção burra, o mesmo para quando se permitir os serviços a mesma empresa” critica Ferraz.

O “caçambeiros” temem o monopólio da Solurb para toda a questão dos resíduos e também sob as áreas onde poderiam descarregar o material recolhido na cidade.

"Não podemos deixar que apenas uma empresa possa entregar o certificado de despejo legal dos resíduos, não queremos ficar com os restos. Ficar depositando como a prefeitura faz, com buracos de propriedades privadas não é vantajoso, é empurrar com a barriga”, salienta o presidente da ACLBM (Associação Campo-Grandense de Locação de Bens Móveis), Arthur Fernandes.

Além de todos pontos debatidos, outra unanimidade nas opiniões dos participantes foi a conscientização da população, com ela a divisão dos resíduos poderá de qualificar, como muitos acontece nos grandes centros do país.
Segundo o presidente da ACLBM, atualmente existem 53 empresas trabalhando com caçambas, desses, 28 estão cadastrados na prefeitura e 32 a associação.

Nos siga no Google Notícias