ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Audiência pública discute questão da água na Capital nesta quinta-feira

Flávia Lima | 19/03/2015 10:03
Preservação de mananciais será um dos temas debatidos na audiência. (Foto:Marcelo Calazans)
Preservação de mananciais será um dos temas debatidos na audiência. (Foto:Marcelo Calazans)

Questões relacionadas a água e a preservação dos mananciais e dos 33 córregos que existem em Campo Grande, serão debatidas na tarde desta quinta-feira, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal. De acordo com o vereador e presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Câmara, Eduardo Romero (PT do B).

Entre os temas que serão abordados está a preocupação com a preservação e as políticas públicas existentes de compensação do setor. Atualmente a Capital capta águas superficiais e subterrâneas. As primeiras correspondem a 54% do que é consumido, explorando as bacias do Guariroba (38%) e a do Lageado (16%), e o restante vem dos 144 poços em funcionamento na Capital, que ofertam 46% para o consumo.

Romero acompanha a questão dos mananciais da cidade há mais de 15 anos e desde então alertava sobre a necessidade de preservação, comprometimento do poder público e proprietários rurais para evitar ameaças ambientais e consequentemente falta de água na cidade.

Na audiência pública também serão discutidas as condições dos mananciais da cidade, a necessidade de parques lineares implantados e com manutenção, sistemas de captação de água, programas como o Manancial Vivo, que por meio de Pagamento de Serviços Ambientais (PSA) ficam determinadas ações de manutenção como forma de preservação.

Outro assunto que deve ser discutido é a necessidade de um plano de drenagem eficaz. 'O assunto água possui um grande leque de temas para ser debatido pelos poderes e a sociedade. Por isso, quem participa da audiência contribui e esclarece', ressalta Eduardo Romero.

Nos siga no Google Notícias