ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Cheia na planície pantaneira pode ser influenciada por seca do ano passado

João Humberto | 27/01/2011 22:12
Fatores que determinaram a cheia deste ano estão relacionados ao estado atual da água na planície pantaneira. (Foto: Divulgação).
Fatores que determinaram a cheia deste ano estão relacionados ao estado atual da água na planície pantaneira. (Foto: Divulgação).

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária) Pantanal realizou a primeira avaliação do comportamento do pulso das águas na planície pantaneira para o ano de 2011, tomando como base o Modelad (Modelo de Previsão de Cheia em Ladário), um programa de monitoramento das cheias e vazantes do rio Paraguai que tem como parâmetro as informações da régua centenária de Ladário, cedidas pela Marinha do Brasil.

No ano passado a região do Pantanal passou por uma estiagem prolongada, tendo o pico da cheia de 4,36 metros em 22 de junho. Já o nível mínimo registrado no rio Paraguai, atingido no início de novembro, permaneceu na cota de 1 metro até meados de janeiro.

Há pelo menos 11 anos que o rio não ficava estável em seu nível mínimo por um período tão longo. Segundo o pesquisador da Embrapa Pantanal, Ivan Bergier, isto pode estar relacionado com a seca prolongada ao longo do ano passado.

Ainda segundo o pesquisador, os fatores que determinaram a cheia deste ano estão relacionados ao estado atual da água na planície pantaneira e, também, a quantidade de precipitação ao longo do período chuvoso, que vai de outubro a março.

No final de fevereiro a Embrapa Pantanal, que fica em Corumbá, divulgará nova previsão preliminar de cheia do rio Paraguai. (Com informações da assessoria).

Nos siga no Google Notícias