ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Chove 47 mm em 3h na Capital e Defesa Civil faz alerta

São esperados acumulados significativos de chuva e áreas inundadas devem ser evitadas

Viviane Oliveira e Cleber Gellio | 13/04/2022 08:57
Córrego Prosa na Avenida Ricardo Brandão recebe grande volume de água. (Foto: Marcos Maluf) 
Córrego Prosa na Avenida Ricardo Brandão recebe grande volume de água. (Foto: Marcos Maluf)

Na manhã desta quarta-feira (13), em 3 horas, choveu pouco mais 47 mm (milímetros) em Campo Grande. Várias ruas da Capital ficaram alagadas, causando transtornos à população. A Defesa Civil fez alerta de chuvas pontuais com risco de queda de árvores e granizo com estragos em plantações. São esperados acumulados significativos.

Na Capital, devido à forte chuva, o Aeroporto Internacional opera por instrumentos e um voo da companhia Azul, que vinha de Várzea Grande, previsto para aterrissar às 7h10, precisou arremeter para Ribeirão Preto (SP).

Várias ruas da região sul (saída para São Paulo) à norte (saída para Cuiabá) ficaram inundadas. Houve relatos de alagamentos na Rua Dom Fernandes Sardinha, no Los Angeles, na Rua Lino Villachá, no Colúmbia, e na Avenida Coronel Antonino. O Córrego Prosa na Avenida Ricardo Brandão registrou volume grande de água.

Conforme o Climatempo, um milímetro de chuva representa 1 litro de água por metro quadrado. Por exemplo, 47 litros acumulados aos poucos durante o dia, pode ter um impacto pequeno, mas em um curto período de tempo, por exemplo, em 1 hora, já é considerado uma grande quantidade de chuva

Na região norte, na Avenida Coronel Antonino, as ruas ficaram alagadas. (Foto: Marcos Maluf)
Na região norte, na Avenida Coronel Antonino, as ruas ficaram alagadas. (Foto: Marcos Maluf)

Muita chuva - Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), o avanço de uma frente fria vai aumentar o volume de chuvas e, nos próximos dias, provocar queda acentuada nas temperaturas em Mato Grosso do Sul.

A tendência é que essa frente fria avance pelo sul a partir de hoje, entre a tarde e a noite. São esperadas chuvas de intensidade moderada a localmente fortes e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento, que podem atingir valores até 90 km/h.

Frente fria - Essas instabilidades ocorrem em razão do avanço de um cavado pré-frontal, sistema meteorológico que antecede a frente fria e provoca aumento de nuvens e chuva para praticamente todas as regiões do Estado. Além das chuvas, o destaque da Semana Santa será as temperaturas, que ao longo de quinta-feira (14) começam a cair.

A meteorologia indica temperaturas mínimas amenas, entre 12°C a 14°C para as regiões sul e sudoeste. Na sexta-feira (15), a massa de ar frio avança para outras áreas do Estado, que podem registrar temperaturas mínimas em torno de 11°C. Em Ponta Porã, são esperados valores entre 11ºC e 13ºC, em Corumbá, entre 17ºC e 19ºC e na Capital, valores em torno de 15ºC e 17ºC.

Nos siga no Google Notícias