ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Chuva ameniza, mas não apaga fogo e brigada mantém combate no Pantanal

Segundo o Inmet, precipitações acumularam 4,8 milímetros em Corumbá nesta quarta (6)

Jones Mário | 06/05/2020 10:08
Bombeiros trabalharam em rescaldo de queimada que, por pouco, não atingiu ponte na Estrada Parque (Foto: Direto das Ruas)
Bombeiros trabalharam em rescaldo de queimada que, por pouco, não atingiu ponte na Estrada Parque (Foto: Direto das Ruas)

As chuvas sobre Corumbá e região amenizaram a intensidade das queimadas no Pantanal, mas não foram suficientes para apagar todos os focos. Com reforço de um helicóptero, brigadistas continuam na região para combater o fogo pelo menos até sexta-feira (8).

As informações são do superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Estado, Luiz Carlos Marchetti. Segundo ele, 15 brigadistas do Prevfogo (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais) atuam na região da Serra do Amolar, onde os incêndios são mais intensos.

A brigada está alojada em base de apoio na Fazenda Jatobazinho. Além do helicóptero, o Ibama conta com embarcações e caminhão-tanque com combustível de aviação para sustentar as ações.

Ibama atua com combate aos incêndios florestais com 15 brigadistas do Prevfogo (Foto: Divulgação/Ibama)
Ibama atua com combate aos incêndios florestais com 15 brigadistas do Prevfogo (Foto: Divulgação/Ibama)

O Corpo de Bombeiros dá suporte ao combate por meio do efetivo disponível em quartel local, segundo afirma a assessoria de imprensa da corporação. O mau tempo, com chuvas desde as 3h da madrugada de hoje, dificulta o reconhecimento das áreas mais atingidas pelas queimadas.

Ontem (5), guarnição de combate à incêndio florestal dos Bombeiros trabalharam durante todo dia para apagar focos na região da Estrada Parque no Pantanal, entre o Porto da Manga até as proximidades da Curva do Leque. O fogo se aproximou de pontes de madeira e forçou ações de rescaldo em matéria orgânica ainda em queima.

Conforme estação automática do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em Corumbá, as precipitações acumulam 4,8 milímetros nesta quarta-feira (6). A umidade relativa do ar na região pantaneira está na casa dos 90% e a temperatura, entre 22°C e 23°C.

Monitoramento do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) dá conta de 1.949 pontos de fogo em Mato Grosso do Sul este ano, número que deixa o Estado atrás apenas de Mato Grosso, com 3.956. Corumbá, com 1.368 queimadas, lidera o ranking dos municípios mais atingidos.

Com os incêndios florestais, a área urbana de Corumbá acaba invadida pela fumaça. A prefeitura do município divulgou que empreende a reestruturação do Comitê de Combate ao Fogo, formado por órgãos especializados, para definir alternativas viáveis para a região, Uma delas é a manutenção permanente da brigada do Prevfogo em Corumbá.

A superintendência regional do Ibama afirma que solicitou à nacional a contratação permanente da brigada especial do Pantanal. A iniciativa, segundo a regional, depende da aprovação de um planejamento junto ao ministério do Meio Ambiente e da alocação de recursos federais.

Fumaça dos focos de fogo no Pantanal encobre Corumbá (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)
Fumaça dos focos de fogo no Pantanal encobre Corumbá (Foto: Clóvis Neto/Prefeitura de Corumbá)


Nos siga no Google Notícias