ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Com 330 homens, PMA inicia Operação República nesta quarta

Francisco Júnior | 14/11/2012 07:08
Operação será finalizada no dia 19. (Foto: Edemir Rodrigues)
Operação será finalizada no dia 19. (Foto: Edemir Rodrigues)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) inicia nesta quarta-feira (14) a operação República, dentro da Operação Piracema. O encerramento será na segunda-feira, dia 19. A intervenção está contando com o apoio de 330 homens.

Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação. A PMA informa ainda que os trabalhos que já foram intensificados durante todo o mês de outubro, quando foram presos 57 pescadores, bem como incrementados no início da Operação Piracema, precisam ser desenvolvidos com mais rigor ainda.

A ação também acontece em razão do feriado prolongado do dia da Proclamação da República, no intuito de evitar que pessoas que irão passar o feriado em propriedades de lazer às margens do rio, pratiquem pesca neste período proibido.

Os policiais estarão nos oito postos avançados (fixos), montados durante a piracema nas cachoeiras e corredeiras dos rios mais piscosos, mantendo vigilância nos rios e monitorando os cardumes. Isto significa que a PMA terá mais oito subunidades operacionais, sendo que em cada ponto destes ficam três policiais com barcos e motores para executarem a fiscalização nas imediações dos postos e monitorando os cardumes, permanecendo sempre um policial na cachoeira ou corredeira (Posto).

As equipes da sede (Campo Grande) estarão itinerantes e parte do efetivo também reforçará as Subunidades com vocação pesqueira e mais afetadas pelo tráfico de papagaio.

A única pesca permitida neste período, na bacia do Rio Paraguai e nos rios de domínio do Estado de Mato Grosso do Sul, na Bacia do Paraná é a pesca de subsistência - quem pode pescar é o ribeirinho que depende do consumo do peixe para sobreviver. Ele pode capturar 3 kg, ou um exemplar, respeitando as medidas permitidas, porém, não pode comercializar em hipótese alguma.

Nos lagos das usinas do Rio Paraná, pode haver a pesca embarcada ou desembarcada, com cota de captura de 5 kg mais um exemplar de peixes exóticos e não nativos da bacia, tais como: tucunaré, curvina, tilápia, bagre africano, porquinho, Black bass, peixe-rei, carpa, piranha-preta, zoiúdo etc. Ou seja, a PMA alerta às pessoas, que se utilizem dos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas

Nos siga no Google Notícias