ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, DOMINGO  03    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Com água contaminada, pantaneiros ganham cartilha para prevenir doenças

Em situação de vulnerabilidade, ribeirinhos sofrem com a falta de informações

Por Inara Silva | 03/08/2025 15:05
Com água contaminada, pantaneiros ganham cartilha para prevenir doenças
Cartilha vai orientar sobre Doenças de Transmissão Hídrica. (Reprodução da Capa)

Com as águas dos rios impróprias para o consumo, comunidades do Pantanal vão receber orientações e uma cartilha sobre as DTHA (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar). A iniciativa faz parte das ações do projeto “Águas que falam”, que apontou a contaminação dos recursos hídricos da região com a presença de poluentes como nitrato e fosfato em níveis elevados, além de baixa oxigenação e alta turbidez nos rios.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Comunidades do Pantanal receberão cartilha informativa sobre Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA), após estudo revelar contaminação dos rios da região. A pesquisa detectou níveis elevados de nitrato e fosfato, além de baixa oxigenação e alta turbidez nas águas. A população local relata problemas de saúde como diarreia, afecções cutâneas e distúrbios gastrointestinais. O material educativo, disponível em formato impresso e digital, oferecerá orientações sobre prevenção de doenças, higiene e cuidados com armazenamento de água.

A situação pode estar diretamente relacionada com a saúde da população ribeirinha, que relata diarreia, problemas de pele, pedras nos rins e distúrbios gastrointestinais. Além disso, moradores  relatam cheiro forte, espuma e sedimentos nos rios.

Coordenadora de Programas de Conservação da SOS Pantanal, a bióloga Daniella França explica que a falta de informação é um dos grandes desafios relacionados à água, fato que coloca estas populações em situação de vulnerabilidade.

“Muitas pessoas adoecem na região e não sabem o porquê. A cartilha vai suprir esta demanda e mostrar que existem formas simples de prevenir a maioria dessas doenças”, alerta França.

Com água contaminada, pantaneiros ganham cartilha para prevenir doenças
Pesquisa monitorou a qualidade dos rios em toda a bacia do rio Paraguai. (Foto: SOS Pantanal)

Conteúdo da cartilha

O material, que está em processo de revisão, foi elaborado em linguagem acessível para facilitar a compreensão sobre as principais formas de contaminação da água, os sintomas das doenças e  formas de proteger a saúde. A cartilha terá versão impressa e digital, inclui também dicas de higiene, cuidados com o armazenamento e uso da água, além de contatos importantes para atendimento em saúde.

Saúde dos rios 

O estudo revelou que os níveis de nitrato e fosfato estão acima dos padrões de segurança. Essa alta concentração sugere a influência significativa de fertilizantes agrícolas e esgoto doméstico não tratado, representando um risco sério de eutrofização, um processo que pode sufocar a vida aquática e desequilibrar o ecossistema.

Além da presença de poluentes, o relatório indicou uma queda preocupante nos níveis de oxigênio dissolvidos durante o período chuvoso, que ficaram abaixo do limite recomendado. Esse dado, associado ao aumento da matéria orgânica e da decomposição, intensifica a preocupação com a saúde dos rios.

Os resultados reforçam a urgência de medidas de saneamento e controle do uso de fertilizantes na região para proteger a biodiversidade e a sustentabilidade de um dos biomas mais importantes do mundo.