A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Novembro de 2017

21/06/2017 06:16

Com frio de 10ºC, inverno chega a MS e só vai embora em 22 de setembro

Caraterística deste início de estação são as mudanças bruscas de temperatura ao longo do dia

Anahi Zurutuza
Inverno começou com bastante neblina na Capital.
(Foto: Andre Bittar)Inverno começou com bastante neblina na Capital. (Foto: Andre Bittar)

Com mínima de 12ºC em Campo Grande e forte neblina, o inverno começou às 00h24 desta quarta-feira (21). Os dias mais gelados da semana, entretanto, já se foram. Hoje a temperatura chega aos 26º na Capital e nesta quinta-feira (22) varia de 16ºC a 27ºC.

A mudança brusca de temperatura, que pode oscilar entre mínima de 10ºC e máxima de 30ºC, em poucas horas, será característica marcante deste início de inverno, conforme boletim meteorológico divulgado nesta terça-feira (20) pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O frio já deu as caras em 2017, derrubando a temperatura para 2,8ºC no dia 10 de junho – o mais gelado do ano até agora –, mas a meteorologia prevê as temperaturas mais baixas para o período de 5 a 17 de julho.

A estação, que só termina em 22 de setembro, terá mais chuva e, portanto, será mais úmida que em anos anteriores.

Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da estação meteorológica da Uniderp, por causa da umidade, “o frio pode vir acompanhado de nevoeiros, nuvens baixas e possibilidade de geadas em Dourados, Sete Quedas e região”.

Características – O início da estação é caracterizado pelo solstício de inverno. O fenômeno faz as noites duraram mais e o período entre o nascer e pôr-do-sol durar menos tempo.

Neste ano, conforme o prognóstico, o intervalo entre o cair da noite desta terça-feira e o amanhecer de hoje duraria cerca de 14 horas. Hoje será o dia mais curto do ano, com céu claro só por 10 horas.

Segundo Natálio, como há previsão de mais chuva para este ano, fica difícil prever se haverá grandes períodos de estiagem, outra característica do inverno. “O mais provável será ausência de estiagens prolongadas”.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions