ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Com números em queda, campanha de combate a incêndios é lançada

Mariana Lopes | 28/04/2014 16:21
Presidente nacional do Ibama, Volney Zanardi, pontua que o setor produtivo do Estado foi o primeiro no Brasil a convidar o Ibama para trabalhar junto (Foto: Cleber Gellio)
Presidente nacional do Ibama, Volney Zanardi, pontua que o setor produtivo do Estado foi o primeiro no Brasil a convidar o Ibama para trabalhar junto (Foto: Cleber Gellio)

No ano passado, foram registrados 3 mil focos de incêndio em regiões de floresta em Mato Grosso do Sul. De janeiro a abril deste ano, houve uma queda de 40% em relação ao mesmo período de 2013. Ainda assim, os números são alarmantes, e para a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios de 2014 foi montada uma equipe com 105 brigadistas que atuarão em áreas específicas de aldeias, assentamentos e no Pantanal.

A campanha foi laçada hoje (28), no auditório da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de MS), em Campo Grande, com a presença do presidente nacional do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), Volney Zanardi, além de representantes de órgãos estaduais voltados ao meio ambiente.

O foco das ações da campanha são as áreas de vegetação próximas às aldeias indígenas, assentamentos e, especialmente, o Pantanal, onde o índice de incêndio em mata é maior. Porém, o recado de prevenção será dado também nas áreas urbanas, garante Zanardi.

Segundo o presidente o Ibama, os incêndios florestais atingem tanto o campo quanto às cidades, e o que precisa é uma mudança cultural e social de toda a população. “É um grande desafio, para a campanha ter sucesso precisa envolver todos os setores, e Mato Grosso do Sul está no caminho certo”, elogia.

Zinardi pontua que o setor produtivo do Estado foi o primeiro no Brasil a convidar o Ibama para trabalhar junto. Ele ainda ressalta que de janeiro a abril deste ano, foram registradas 900 incidências de fogo em região florestal no MS. Enquanto no mesmo período em 2013, o número maior, aproximadamente 1,5 mil. A queda em 2014, o presidente agrega também às condições climáticas, que variam de um ano para o outro.

O superintendente regional do Ibama, Márcio Yule, diz que foram capacitados técnicos que irão atuar nos assentamentos e aldeias (Foto: Cleber Gellio)
O superintendente regional do Ibama, Márcio Yule, diz que foram capacitados técnicos que irão atuar nos assentamentos e aldeias (Foto: Cleber Gellio)

Neste ano, foram montadas cinco brigadas, sendo três em áreas indígenas, em Miranda, Porto Murtinho e Aquidauana, uma em Jateí, próxima a área de assentamento, e uma melhor equipada em Corumbá, que atende toda a região do Pantanal. Segundo Zinardi, além dos brigadistas já contratados, mais profissionais podem ser chamados no decorrer da campanha conforme a necessidade.

Segundo o superintendente regional do Ibama, Márcio Yule, foram capacitados técnicos da Agraer que vão fazer o trabalho de extensão nos assentamentos e aldeias do Estado, para orientar a população de como prevenir as queimadas e incêndios.

O titular da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo), Paulo Engel, ressaltou que além do impacto ambiental, o prejuízo econômico decorrente de incêndios florestais pode causar danos que demoram anos para recuperar.
“Para se ter ideia, levam de 6 a 7 anos para uma região de floresta voltar a ser aproveitada depois de um incêndio, isso reflete diretamente na economia do Estado”, observa Engel.

A previsão é de que a campanha seja realizada nas áreas de maior incidência até outubro, período de seca no Brasil todo.

A ação é realizada em parceria com diversos órgãos estaduais e federais, como Seprotur (Secretaria de Comércio e Turismo), Ibama, Famasul, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural /MS), Reflore/MS, Polícia Militar Ambiental, Sindicarv (Sindicato das Indústrias e dos Produtores de Carvão Vegetal de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias