ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Comitiva do governo chega à Nhecolândia e visita fazenda de Manoel de Barros

Em primeiro dia de viagem in loco a produtores do bioma, grupo conhece duas fazendas de realidades diferentes

Por Gabriela Couto | 25/03/2024 10:45

Com o objetivo de conhecer a realidade dos produtores pantaneiros, a comitiva do Governo do Estado e entidades do setor do agro, composto por especialistas de diversas áreas, concluiu o primeiro dia de imersão no bioma neste domingo (24).

De acordo com o secretário-executivo de Estado de Meio Ambiente, Artur Falcette, o planejamento é viajar por uma semana visitando quem vive e produz no local.

“Visitamos duas fazendas na Nhecolândia com realidades diferentes e que ajudarão a construir as discussões de políticas públicas”, explicou. Dentre as propriedades estava a de Manoel de Barros Neto, que pertencia ao poeta Manoel de Barros.

Dentre as diferenças, Falcette explicou que foi possível identificar pantaneiros que optaram por não desmatar e grupos grandes que compraram para a pecuária e usaram o limite estabelecido por lei.

Nas imagens divulgadas nas redes sociais da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), foi possível ver a biodiversidade do bioma em contraste com a pecuária.

A pesquisa vai ajudar a criar conceitos para o programa de PSA (Pagamento por Serviço Ambiental) do Fundo Clima Pantanal. O mecanismo foi incluso a Lei do Pantanal de nº 6.160, sancionada em dezembro de 2023.

O aporte, que chega a R$ 40 milhões, é oriundo da reorganização de outros incentivos fiscais e 50% das multas aplicadas no bioma.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias