ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Grupo vai percorrer o Pantanal para aprimorar políticas públicas

Viagem foi iniciada neste domingo (24) e deve perdurar até a próxima semana

Por Gustavo Bonotto | 24/03/2024 19:18
Aves sobrevoam a bacia do Rio Paraguai, em Corumbá. (Foto: Arquivo/Viviane Amorim)
Aves sobrevoam a bacia do Rio Paraguai, em Corumbá. (Foto: Arquivo/Viviane Amorim)

O Governo do Estado iniciou, neste domingo (24), visita técnica ao Pantanal de Mato Grosso do Sul. O objetivo, segundo nota encaminhada à imprensa, é aprimorar as políticas públicas de desenvolvimento sustentável do bioma.

O grupo, composto por especialistas de diversas áreas, iniciou o percurso às 5h. Em publicação nas redes sociais, o secretário-executivo de Meio Ambiente Artur Falcette destacou que a viagem vai perdurar durante toda a semana.

"Chegamos em Rio Verde com nossos amigos da ABPO (Associação Pantaneira de Pecuária Orgânica e Sustentável), Sindicato Rural de Corumbá, Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) e Embrapa para construir novas políticas públicas, assim como discutir o programa de pagamento de serviços ambientais que serão incorporados ao Fundo Clima Pantanal", disse.

Conforme noticiado, o fundo foi incluso a Lei do Pantanal de nº 6.160, sancionada em dezembro de 2023. O aporte, que chega a R$ 40 milhões, são oriundos da reorganização de outros incentivos fiscais e 50% das multas aplicadas no bioma.

No início da semana passada, o titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, foi até a Bélgica integrar a comitiva brasileira para tratar das restrições que passam a valer para produtos originários de áreas com desmatamento.

À reportagem, ele disse acreditar que a primeira investida de fundos de proteção como o já existente Fundo da Amazônica, foi feita em visita recente à Bruxelas, onde se encontra a sede da União Europeia.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News no WhatsApp e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias