ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

MS quer atrair recursos da Europa para fundo do Pantanal

Governo quer que países da União Europeia contribuam com a preservação, a exemplo do apoio à Amazônia

Por Maristela Brunetto | 17/03/2024 15:57
Estado quer que europeus vejam o Pantanal como um bioma para ajudar na proteção, a exemplo da Amazônia (Foto: IHP)
Estado quer que europeus vejam o Pantanal como um bioma para ajudar na proteção, a exemplo da Amazônia (Foto: IHP)

O Governo de Mato Grosso do Sul acredita que pode demonstrar aos europeus que o Pantanal merece recursos para fundo de proteção criado recentemente, a exemplo do Fundo da Amazônia, que é mais conhecido e recebe financiamento estrangeiro. O titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, acredita que a primeira investida, feita em visita recente à Bruxelas, onde se encontra a sede da união Europeia, foi um passo importante nesse sentido.

Conforme Verruck, que foi à Bélgica junto com o secretário-executivo de Meio Ambiente da Semadesc, Arthur Falcette, integrando comitiva brasileira para tratar das restrições que passam a valer para produtos originários de áreas com desmatamento, surgiu a oportunidade de reunião com representantes de ONGs e autoridades da União Europeia e ele pôde exibir material sobre o Pantanal.

O Fundo Clima Pantanal foi criado pela Lei Estadual 6.160, votada no final de 2023 e que entrou em vigência no mês passado, sendo prevista uma capitalização inicial de R$ 40 milhões por parte do Governo. O secretário pontuou que há um interesse consolidado em relação à Amazônia e ao fundo para proteção da floresta e o que o Estado pretendeu foi demonstrar a iniciativa de proteção ao Pantanal, que também merece apoio internacional. Para isso, apresentou vídeo e prospectos em inglês, para que as pessoas soubessem mais sobre o Bioma e a riqueza de sua diversidade.

Verruck se reuniu com representantes de ONGs e de países europeus para divulgar Fundo Clima Pantanal (Foto: Divulgação Semadesc)
Verruck se reuniu com representantes de ONGs e de países europeus para divulgar Fundo Clima Pantanal (Foto: Divulgação Semadesc)

Verruck considerou a receptividade muito boa para essa primeira abordagem. “Foi uma percepção muito positiva”. Um dos aspectos que ele mencionou foi demonstrar a iniciativa da lei em restringir as possibilidades de desmatamento no Pantanal.

Sobre restrições que podem impactar produtores de carne e grãos no Estado diante da legislação da União Europeia a produtos de áreas com desmatamento, que foi o tema principal da viagem, ele considerou que o encontro permitiu descrever a realidade regional. Representantes de cadeias produtivas participaram da missão junto com autoridades do poder público.

O Estado deverá apresentar notas técnicas sobre as práticas agropecuárias. Segundo Verruck, o esforço é para demonstrar que o País se empenha em combater desmatamento ilegal e assegurar credibilidade com o mercado europeu, que é relevante para o Estado, conforme o secretário.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias