ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Contra a raiva, CCZ monta posto de vacinação em praça

Se o animal tiver contato com morcegos, é necessário realizar o reforço, pois este é o principal transmissor

Mirian Machado | 27/09/2021 13:16
Vacina contra a raiva é aplicada todo ano em animais domésticos. (Foto: Divulgação)
Vacina contra a raiva é aplicada todo ano em animais domésticos. (Foto: Divulgação)

Em prol de orientar a população sobre os riscos da raiva para animais domésticos e para humanos, a Prefeitura de Campo Grande irá montar nesta terça-feira (28), um posto de vacinação contra a doença na Praça Ary Coelho.

A ação acontece em alusão ao Dia Mundial contra a Raiva, que no Brasil, está controlada graças a campanha de vacinação que imuniza ao menos uma vez por ano cada animal. Caso o animal tenha contato com morcegos - o principal transmissor do vírus -, é necessário realizar o reforço e acionar o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses).

A vacinação na Capital ocorrerá das 8h às 11h. Haverá ainda distribuição de panfletos e orientações para a população. “É necessário ficar sempre em alerta quando encontrar morcegos caídos no chão, já que não é normal esse comportamento na espécie. E se encontrá-los, também não se deve ter contato direto com ele e, muito menos, deixar que seu animal tenha contato”, reforça a veterinária Juliana Resende, coordenadora do CCZ.

Em caso de lesão provocada por animais, mesmo que sejam conhecidos, é necessário buscar uma unidade de saúde para tomar a vacina contra raiva, e também acompanhar o bicho.

Nos siga no Google Notícias