ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  27    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

Cota para pescador amador deve cair 50% em março e chegar a zero em 2020

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha | 06/02/2019 11:14
Deputado Evander Vendramini (PP) acompanhou reunião ontem, quando foi divulgada a proibição gradativa.
Deputado Evander Vendramini (PP) acompanhou reunião ontem, quando foi divulgada a proibição gradativa.

O governo de Mato Grosso do Sul deve atender ao pedido de prazo para adequação à “cota zero” e  adotar de maneira gradativa a proibição de transporte de pescado. A partir de março, após o fim do defeso, a quantidade permitida para pescador amador pode cair de 10 quilos e 1 exemplar, para 5 quilos e 1 exemplar.

A expectativa é de que o projeto seja entregue à Assembleia Legislativa na próxima semana. A decisão foi anunciada ontem durante reunião entre a Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e empresários do setor de turismo de pesca. A mudança não irá afetar as modalidades de pesca profissional, científica e de subsistência.

Um dos presentes à reunião, o deputado estadual Evander Vendramini (PP), garantiu que a proibição gradativa já foi confirmada pelo governo. “Será 5 quilos, mais 1 exemplar, e 5 piranhas”, assegurou o parlamentar eleito por Corumbá, uma das regiões mais impactadas.

Ele é um dos defensores da cota zero, que agora só deve vigorar a partir de 2020, com proibição total do transporte de pescado. "Hoje é muito barco nos rios do Estado e pouco peixe", justifica.

Quantidade indefinida - Líder do governo na Assembleia, o deputado José Carlos Barbosa (DEM) afirmou, no entanto, que a quantidade a ser reduzida ainda não foi definida pelo governo e pode ser tanto de 5 quilos e 1 exemplar quanto de 7 quilos e 1 exemplar. Conforme o deputado, o decreto do governo que vai detalhar essa quantidade será publicado nas próximas semanas.

 

Matéria alterada às 12h06 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias