ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, TERÇA  22    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

De 8°C a 33°C: MS enfrenta extremos de temperatura no inverno

Maior amplitude térmica foi registrada em Pedro Gomes, onde a temperatura saltou de 11°C pela manhã para 33ºC

Por Gabriel Neris | 22/07/2025 09:47
De 8°C a 33°C: MS enfrenta extremos de temperatura no inverno
Sol forte e céu limpo na manhã desta terça-feira na Capital (Foto: Direto das Ruas)

A segunda-feira (21) foi marcada por grandes variações de temperatura e baixos índices de umidade em diversas regiões de Mato Grosso do Sul, conforme dados divulgados pelo Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de MS). A maior amplitude térmica foi registrada em Pedro Gomes, onde a temperatura saltou de 11,1 °C pela manhã para 33,3 °C à tarde, diferença de 22,2 °C.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul registrou grande variação de temperatura nesta segunda-feira (21), com mínimas de 8,7°C e máximas de 33,5°C. Pedro Gomes teve a maior amplitude térmica, com diferença de 22,2°C entre a mínima e a máxima. Corumbá, Pedro Gomes e Porto Murtinho registraram as temperaturas mais altas. Além da oscilação térmica, o estado enfrentou baixa umidade do ar, com índices críticos em cidades como Sonora, Campo Grande e Cassilândia. A população deve redobrar os cuidados com a hidratação e evitar atividades físicas entre 11h e 16h. A combinação de frio pela manhã, calor à tarde e baixa umidade caracteriza o inverno sul-mato-grossense.

Amambai, Maracaju e Santa Rita do Pardo também apresentaram fortes oscilações térmicas, com variações superiores a 21 °C entre os períodos mais frios e mais quentes do dia.

Corumbá teve a temperatura mais alta do Estado, alcançando 33,5 °C no período da tarde, seguida por Pedro Gomes e Porto Murtinho, com máximas de 33,3 °C. Já a madrugada mais fria foi registrada em Iguatemi, com 8,7 °C, enquanto Amambai e Maracaju também enfrentaram frio intenso, com mínimas abaixo de 10 °C.

Além das oscilações de temperatura, o ar seco foi uma constante em todo o Estado. Municípios como Sonora (22%), Campo Grande, Cassilândia, Costa Rica, Iguatemi e Bataguassu (todos com 25%) apresentaram níveis críticos de umidade relativa do ar. Esses índices estão abaixo do limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que alerta para riscos à saúde respiratória e à ocorrência de incêndios em áreas de vegetação.

O cenário reforça a importância de cuidados como hidratação constante, uso de umidificadores e redução de atividades físicas nos horários mais quentes, principalmente entre 11h e 16h. A combinação de frio nas primeiras horas do dia, calor intenso à tarde e ar seco compõe o retrato típico do inverno sul-mato-grossense.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.