ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Delcídio defende revitalização do rio Taquari, durante evento no Ibama

Bruno Chaves | 29/04/2014 16:18
Senador (ao meio) com representantes do Ibama (Foto: Divulgação/Assessoria)
Senador (ao meio) com representantes do Ibama (Foto: Divulgação/Assessoria)

Avaliando a situação ambiental do Rio Taquari como “pesadelo”, o senador Delcídio do Amaral (PT) defendeu, durante a inauguração da nova sede da Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), em Campo Grande, a elaboração de um plano de recuperação para o rio que fica em Coxim – a 260 quilômetros de Campo Grande.

Para Delcídio, a participação do Ibama é fundamental, pois o órgão é protagonista, há vários anos, “do maior desastre ambiental do Brasil”. “A situação do Taquari é um problema incomparável que precisa ser tratado com prioridade. Temos que acelerar as ações de recuperação na região do Planalto, onde está a origem do problema e onde o Ibama tem um papel extremamente importante, que é o monitoramento da vegetação nas nascentes e das matas ciliares”, disse.

O petista ainda lembrou que as matas têm papel fundamental na preservação dos rios, já que elas evitam o assoreamento. No caso do Taquari, que a degradação se amplie.

Rio Paraguai – Ainda durante a inauguração da nova sede do Ibama, que fica no Jardim dos Estados, na Capital, o senador discutiu a necessidade de intervenções no Rio Paraguai, para que a navegabilidade das balsas que transportam minério produzido em Corumbá seja garantida.

“Temos que aliar o desejo de promover o crescimento econômico e o aumento do número de empregos com a preservação do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável é a saída para que tenhamos um país melhor, mais humano e mais justo”, comentou o senador com a assessoria de imprensa.

Também participaram do evento o presidente do Ibama, Wolney Zanardi Jr., o superintendente do órgão em Mato Grosso do Sul , Márcio Yule, o deputado estadual e ex-superintendente do Ibama, Amarildo Cruz, o prefeito de Rio Verde, Mário Kruger, o superintendente do Ministério da Pesca, Luiz Figueiró, além de Edmundo Soares do Nascimento e Luciano Evaristo de Menezes, membros da diretoria nacional do Ibama.

Nos siga no Google Notícias